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Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

FARIAS, Ângela Paveglio Teixeira et al. Redes de pesca e a criação de vídeo: em tela a educação na nefropatia diabética. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2021, vol.45, n.4, e206.  Epub 18-Out-2021. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.4-20210263.ing.

Introdução:

As doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), como diabetes e hipertensão, são responsáveis por dois terços das mortes no mundo, sendo a nefropatia diabética (ND) a principal causa de doença renal crônica. O letramento em saúde (LS) constitui um dos determinantes sociais da saúde. Para orientação e ampliação de conhecimento dos pacientes e das equipes envolvidas no cuidado de pessoas com DCNT, e para uma melhor abordagem das complicações crônicas do diabetes e da hipertensão, foi proposta a elaboração de objetos de aprendizagem (OA).

Relato de experiência:

O presente trabalho envolveu a construção de um vídeo educacional por um grupo de cinco alunos durante as atividades acadêmicas do curso de Medicina em 2019. Esses alunos propuseram uma questão norteadora em relação à ND a partir de um material teórico. A questão escolhida foi: “Qual é o nível de entendimento dos pacientes com nefropatia diabética em relação à própria doença?”. Elaboraram um questionário sobre diabetes e hipertensão e suas complicações, o qual foi respondido por pacientes com diabetes atendidos no ambulatório especializado, buscando atender à problemática proposta. Extraíram uma síntese, a partir da análise das respostas, das possíveis lacunas em relação ao entendimento sobre as doenças. A partir disso, produziram um roteiro e atribuíram uma explicação médica a tais lacunas. O vídeo foi construído com base em uma analogia com redes de pesca e composto por narrativas, textos, áudios e imagens. Ao final, apresentaram o vídeo aos docentes e discentes em sala de aula.

Discussão:

Para que se possa caracterizar o vídeo como um OA, ele precisa se configurar como componente educacional, autossuficiente, passível de reusabilidade e com possibilidade de combinação com outros OA, formando novos objetos educacionais.

Conclusão:

O material educativo construído pode ser caracterizado como um OA. Tal material pontua aspectos da evolução da ND, bem como traz orientações médicas preconizadas para a doença, podendo ser usado em discussões em grupo ou em ações isoladas, visto que apresenta informações sucintas e embasadas em literatura. Está em curso o processo de validação do vídeo para uso nos serviços de saúde.

Palavras-chave : Complicações do Diabetes; Nefropatias Diabéticas; Letramento em Saúde; Filme e Vídeo Educativo; Aprendizagem Baseada em Problemas.

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