SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número1Tempo utilizando computador como discriminador de obesidade, sedentarismo e fatores de risco cardiovascular em universitáriosA sala de aula invertida na aprendizagem do exame clínico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

CUOGHI, Heloisa Fukuda; GERMANO, Carla Maria Ramos; MELO, Débora Gusmão  e  AVO, Lucimar Retto da Silva de. Currículo médico baseado em competência e especialização voltada à atuação na atenção primária à saúde. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2022, vol.46, n.1, e007.  Epub 18-Jan-2022. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v46.1-20200571.

Introdução:

O curso de Medicina da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) foi criado com o objetivo de formar profissionais generalistas que atendessem à demanda de reestruturação do modelo de assistência proposto pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Assim, optou-se por um currículo orientado por competência, com inserção longitudinal dos estudantes em cenários assistenciais da atenção primária à saúde (APS) do primeiro ao sexto ano e a adoção de metodologia ativa de ensino-aprendizado.

Objetivo:

Este estudo teve como objetivo avaliar em que medida o curso de Medicina implantado na UFSCar, considerando seus aspectos didáticos e organizacionais, resultou na formação de profissionais voltados à atuação na APS.

Método:

Foram convidados a participar do estudo médicos egressos das turmas I a V da UFSCar. Mediante aceite, encaminhou-se um questionário virtual que contemplava: identificação, análise do perfil profissional e análise de fatores que influenciaram a escolha da especialidade e de fatores que contribuíram ou não para a aproximação da APS. Os resultados foram submetidos à análise descritiva e apresentados como média ± DP ou frequência absoluta (porcentagem), conforme a variável.

Resultado:

Dos 183 alunos contatados, 77 responderam à pesquisa. Destes, 73 (94,8%) escolheram fazer especialização, e um optou por atuar na APS como médico de família e comunidade. O elemento que mais influenciou, positiva e negativamente, a escolha da especialidade foi o contato com a área médica durante a graduação. Com relação aos fatores que poderiam ter despertado o interesse dos estudantes para atuar na APS, 13 dos 16 elementos avaliados (81,2%) não contribuíram.

Conclusão:

À semelhança de outros cursos de Medicina do Brasil, os egressos do curso de Medicina da UFSCar optaram por fazer especializações não voltadas à atuação na APS, em dissonância com o modelo de reestruturação da assistência proposto pelo SUS.

Palavras-chave : Educação Médica; Currículo; Especialização; Atenção Primária à Saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )