SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 issue1Prevalence of common mental disorders among medical students during the Covid-19 pandemicBurnout Syndrome: an analysis of the mental health of medical residents in a teaching hospital author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

Print version ISSN 0100-5502On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

MISAEL, Jailton Rocha; SANTOS JUNIOR, Claudio José dos  and  WANDERLEY, Flávia Accioly Canuto. Ligas acadêmicas e formação médica: validação de um instrumento para avaliação e percepção discente. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2022, vol.46, n.1, e014.  Epub Jan 26, 2022. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v46.1-20210184.

Introdução:

As Diretrizes Curriculares Nacionais de Medicina de 2014 incentivam a utilização de metodologias que privilegiem a participação ativa do aluno na construção do conhecimento e na integração entre os conteúdos, assegurando a indissociabilidade do ensino, da pesquisa e da extensão, sendo as ligas acadêmicas (LA) uma dessas estratégias.

Objetivo:

Este estudo teve como objetivo validar um instrumento de avaliação da contribuição de LA no processo de formação médica por meio da percepção discente.

Método:

Trata-se de um estudo metodológico com a adoção das etapas de validação de conteúdo, a partir da construção de um questionário e submissão a um comitê de juízes, que propiciaram a retificação e inclusão de itens, além de avaliarem o grau de concordância entre os especialistas. Por conseguinte, a consistência interna foi analisada por meio das aplicações do instrumento num grupo-piloto, sob o método teste-reteste, analisando a clareza linguística, a fidedignidade e a reprodutibilidade temporal.

Resultado:

Inicialmente foi proposto um instrumento de 14 itens, agrupados em quatro dimensões. Diante da submissão ao comitê de experts, houve a restruturação e inserção de assertivas. Por meio do Índice de Validade de Conteúdo, duas sentenças foram excluídas, resultando em 19 asserções. Na primeira aplicação no grupo-piloto, preponderou a compreensão de todos os itens pelos estudantes, alçando o coeficiente de α de Cronbach de 0,829. Para a análise da estabilidade temporal, os coeficientes de correlação intraclasse intra e interavaliadores certificaram a excelente reprodutibilidade do instrumento. Por fim, foi possível qualificar a contribuição das LA por meio da estratificação dos escores médios do instrumento.

Conclusão:

O questionário de avaliação da contribuição de LA no processo de formação médica é um instrumento válido e confiável.

Keywords : Estudo de Validação; Currículo; Educação Médica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )