SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número1Prevalência de transtornos mentais comuns entre estudantes de Medicina durante a pandemia de Covid-19Síndrome de Burnout: uma análise da saúde mental dos residentes médicos de um Hospital Escola índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

MISAEL, Jailton Rocha; SANTOS JUNIOR, Claudio José dos  e  WANDERLEY, Flávia Accioly Canuto. Ligas acadêmicas e formação médica: validação de um instrumento para avaliação e percepção discente. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2022, vol.46, n.1, e014.  Epub 26-Jan-2022. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v46.1-20210184.

Introdução:

As Diretrizes Curriculares Nacionais de Medicina de 2014 incentivam a utilização de metodologias que privilegiem a participação ativa do aluno na construção do conhecimento e na integração entre os conteúdos, assegurando a indissociabilidade do ensino, da pesquisa e da extensão, sendo as ligas acadêmicas (LA) uma dessas estratégias.

Objetivo:

Este estudo teve como objetivo validar um instrumento de avaliação da contribuição de LA no processo de formação médica por meio da percepção discente.

Método:

Trata-se de um estudo metodológico com a adoção das etapas de validação de conteúdo, a partir da construção de um questionário e submissão a um comitê de juízes, que propiciaram a retificação e inclusão de itens, além de avaliarem o grau de concordância entre os especialistas. Por conseguinte, a consistência interna foi analisada por meio das aplicações do instrumento num grupo-piloto, sob o método teste-reteste, analisando a clareza linguística, a fidedignidade e a reprodutibilidade temporal.

Resultado:

Inicialmente foi proposto um instrumento de 14 itens, agrupados em quatro dimensões. Diante da submissão ao comitê de experts, houve a restruturação e inserção de assertivas. Por meio do Índice de Validade de Conteúdo, duas sentenças foram excluídas, resultando em 19 asserções. Na primeira aplicação no grupo-piloto, preponderou a compreensão de todos os itens pelos estudantes, alçando o coeficiente de α de Cronbach de 0,829. Para a análise da estabilidade temporal, os coeficientes de correlação intraclasse intra e interavaliadores certificaram a excelente reprodutibilidade do instrumento. Por fim, foi possível qualificar a contribuição das LA por meio da estratificação dos escores médios do instrumento.

Conclusão:

O questionário de avaliação da contribuição de LA no processo de formação médica é um instrumento válido e confiável.

Palavras-chave : Estudo de Validação; Currículo; Educação Médica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )