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Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

COSTA, José Augusto; FASANELLA, Nicoli Abrão; SCHMITZ, Beatriz Mendonça  e  SIQUEIRA, Patrick Cavalcanti. Síndrome de Burnout: uma análise da saúde mental dos residentes médicos de um Hospital Escola. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2022, vol.46, n.1, e009.  Epub 07-Fev-2022. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v46.1-20210179.ing.

Introdução:

A residência médica pode causar a síndrome de burnout, um estado físico, emocional e mental de exaustão extrema.

Objetivo:

Buscou-se com esta pesquisa descrever e analisar a prevalência de burnout em médicos residentes vinculados a um hospital-escola e verificar se há correlação com dados sociodemográficos e socioeconômicos.

Método:

Este é um estudo analítico, transversal e quantitativo realizado por meio do Maslach Burnout Inventory (MBI) versão Human Services Survey (HSS), do Critério de Classificação Econômica Brasil (CCEB) da Abep e de perguntas sociodemográficas.

Resultado:

Dos 221 residentes matriculados, 102 participaram da pesquisa. Destes, 76,47% apresentaram alto nível em pelo menos um dos três domínios do índice de burnout e 21,57% dos residentes exibiram alto nível de burnout. Houve relação significativa entre maior número de filhos e presença de exaustão emocional (p = 0,047), maior frequência de despersonalização para residentes da área cirúrgica (p = 0,013) e reduzida realização profissional com a renda média de R$ 2.965,69 e R$ 10.386,52 (p = 0,006). Não foi encontrada relação significativa entre burnout e as variáveis sociodemográficas e socioeconômicas.

Conclusão:

Os resultados evidenciam que os médicos residentes estão expostos a situações que contribuem para os altos níveis de estresse e angústia. Ainda são necessários mais estudos sobre o tema.

Palavras-chave : Burnout; Esgotamento Profissional; Corpo Clínico Hospitalar; Médicos Residentes; Depressão.

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