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Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

WAGNER, Katia Jakovljevic Pudla  e  MARTINS FILHO, Lourival José. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem: uso, dificuldades e capacitação entre docentes de curso de Medicina. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2022, vol.46, n.1, e028.  Epub 03-Fev-2022. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v46.1-20210356.

Introdução:

No Brasil, as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Medicina apontam que a formação médica deverá usar metodologias que privilegiem a participação ativa do aluno na construção do conhecimento, além de preverem a existência de programas de desenvolvimento e aperfeiçoamento docente no interior dos cursos de Medicina.

Objetivo:

Este estudo teve como objetivo avaliar o uso, a dificuldade e a capacitação referentes às metodologias ativas de ensino-aprendizagem (MAP) em docentes do curso de Medicina em dois campi da Universidade Federal de Santa Catarina.

Método:

Trata-se de estudo transversal com coleta de dados por meio de questionário em formato on-line, em que se pesquisaram variáveis demográficas, de formação acadêmica, de atuação docente e de MAP, incluindo seu uso na prática pedagógica, dificuldades e realização de capacitação no tema. Foram feitas análises estatísticas com o intuito de verificar diferenças entre as variáveis analisadas.

Resultado:

Participaram 63 docentes, com média de idade de 48,2 anos, maioria do gênero feminino (57,1%), com regime de trabalho de dedicação exclusiva (61,9%) e metade da amostra composta por médicos. Apenas um a cada dez professores referiu que não utiliza e/ou nunca utilizou MAP na sua atuação como docente, e metade mencionou ter dificuldade na sua utilização. Quanto à capacitação pedagógica, 54% referiram ter realizado, dos quais 67,7% mencionaram que ela não foi suficiente para dar densidade teórica ao processo de ensino-aprendizagem com MAP. Estudo de caso e aprendizagem baseada em problemas foram as MAP mais conhecidas e utilizadas dentro da universidade.

Conclusão:

O uso das MAP foi alto, e pouco mais da metade dos docentes tem alguma capacitação no tema. Considerando que a maioria dos docentes apontou dificuldades no seu uso com os discentes, faz-se necessário planejar a metodologia, a carga horária ou os temas das capacitações que são oferecidas.

Palavras-chave : Educação Médica; Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem; Aprendizagem Baseada em Problemas; Educação Superior.

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