SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número1Metodologias ativas de ensino-aprendizagem: uso, dificuldades e capacitação entre docentes de curso de MedicinaO ensino remoto no curso de Medicina de uma universidade brasileira em tempos de pandemia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

SOARES, Larissa Silva  e  JUNQUEIRA, Marcelle Aparecida de Barros. A percepção sobre o acesso avançado em uma unidade unidade-escola de atenção básica à saúde. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2022, vol.46, n.1, e031.  Epub 03-Fev-2022. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v46.1-20210115.

Introdução:

Uma das diretrizes da atenção básica à saúde (ABS) no Brasil é o primeiro contato da pessoa no sistema de saúde. O acesso ou a acessibilidade é um atributo essencial da APS que teve avaliação ruim em pesquisas brasileiras. O sistema de agendamento certamente influencia o acesso nas unidades de saúde, e o modelo por acesso avançado (AA) tem sido implantado no Brasil, e vem obtendo melhores resultados que modelos tradicionais de agendamento.

Objetivo:

Este estudo teve como objetivo compreender a percepção de profissionais que atuam em uma unidade básica de saúde de Uberlândia, em Minas Gerais - MG (Centro de Saúde Escola Jaraguá (Cejar)), sobre a implementação do AA.

Método:

Trata-se de um estudo qualitativo que utilizou o grupo focal e a análise de conteúdo.

Resultado:

Foram delimitadas as seguintes categoriais temáticas: Desafios desafios na consolidação da APS e investimento em equipes mínimas; Tensionamentos tensionamentos quanto ao aumento na demanda de atendimentos individuais e sobrecarga de trabalho; Educação educação e saúde: intersecções necessárias entre ensino, serviço, gestão e comunidade.

Conclusão:

O Cejar apresentou particularidades com a implementação do AA por ser uma unidade de ensino, por não ter Estratégia de Saúde da Família (ESF) consolidada e pela sobrecarga de trabalho advinda com dessa agenda, o que pode contribuir para o planejamento de outras equipes que tenham interesse pelo AA.

Palavras-chave : Atenção Básica à Saúde; Acesso aos serviços Serviços de saúdeSaúde; Percepção; Profissionais; Agendamento de Consultas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )