SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número1A formação generalista e a opção pelo exercício profissional segundo a percepção do estudanteImplantação de mentoria em uma faculdade de medicina - perspectiva de mentores e estudantes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

CORREA, Rodolfo Dias  e  LEITE, Isabel Cristina Gonçalves. Qualificação em Medicina de Família e Comunidade e orientação comunitária da Estratégia Saúde da Família. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2022, vol.46, n.1, e027.  Epub 22-Fev-2022. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v46.1-20210199.

Introdução:

A orientação comunitária apresenta, em estudos de avaliação dos atributos da atenção primária à saúde, baixa performance entre os usuários. Questiona-se, em especial, se a qualificação profissional em Medicina de Família e Comunidade (MFC) contribui para a otimização desse desempenho.

Objetivo:

Este estudo teve como objetivo verificar a associação entre qualificação profissional em MFC e o grau de orientação comunitária na perspectiva dos profissionais médicos atuantes na Estratégia Saúde da Família de Belo Horizonte.

Método:

Trata-se de estudo censitário que reuniu médicos de todas as regionais de Belo Horizonte. Variáveis sociodemográficas relativas à formação acadêmica e à situação ocupacional foram obtidas por meio de questionário. Utilizou-se o instrumento PCATool-Brasil para medir o desempenho do atributo.

Resultado:

A comparação entre desempenho do escore orientação comunitária e variáveis independentes foi feita pelo teste qui-quadrado, com correção de Fischer. O escore médio foi de 7,9 (DP ±1,2). Nenhuma variável independente foi associada com a orientação comunitária satisfatória. Houve correlação entre tempo de conclusão da residência médica em MFC e alto escore para orientação comunitária.

Conclusão:

A qualificação em MFC não determina, por si só, um alto grau de orientação comunitária. O maior tempo de formação em MFC na modalidade residência médica correlacionou-se com maior desempenho desse atributo derivado.

Palavras-chave : Mecanismos de Avaliação da Assistência à Saúde; Estratégia Saúde da Família; Medicina de Família e Comunidade; Qualificação Profissional; Participação da Comunidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )