SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número1Implantação de mentoria em uma faculdade de medicina - perspectiva de mentores e estudantesSpirituality and quality of life of physicians who work with the finitude of life índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

PIRES, Aline Maria Fatel da Silva et al. Avaliação do comportamento de risco de graduandos de Medicina em uma universidade de Alagoas. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2022, vol.46, n.1, e033.  Epub 22-Fev-2022. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v46.1-20210217.

Introdução:

Os comportamentos de risco à saúde surgem regularmente nas fases iniciais da vida de uma pessoa e representam um grande catalisador para o desenvolvimento de outras doenças. Nesse sentido, diversos grupos sociais vivenciam diferentes contextos, valores, ambientes e condições de vida que condicionam o estabelecimento de certos comportamentos que podem ser prejudiciais a eles.

Objetivo:

Este estudo teve como finalidade avaliar o comportamento de risco de graduandos de Medicina de uma universidade de Alagoas.

Método:

Para tal, aplicou-se o Questionário de Comportamentos de Risco nos Estudantes Universitários (QREU) que consiste em 24 questões que avaliam seis categorias de comportamentos, a saber: uso de tabaco; consumo de álcool e outras drogas; comportamentos sexuais de risco; hábitos alimentares; inatividade física; e direção perigosa. As respostas foram categorizadas e apresentadas como frequências relativas e absolutas; processaram-se e analisaram-se os dados no software SPSS.

Resultado:

Dos acadêmicos de Medicina matriculados durante o período de coleta, 134 (44,66%) responderam ao questionário. Observou-se diferença estatística entre “tabagismo diário” (p = 0,01), “tranquilizantes sem consentimento médico” (p = 0,03) e “uso de preservativos” (p = 0,01) na análise univariável dos anos de curso. Já em relação ao agrupamento das variáveis sociodemográficas, observou-se diferença estatística em “uso de preservativos” (p = 0,02).

Conclusão:

Os resultados obtidos com relação ao comportamento de risco no grupo estudado apontam uma alerta de conscientização sobre o uso de métodos preventivos de investigação e a realização de futuros trabalhos que envolvam transformações no comportamento de risco dos jovens brasileiros.

Palavras-chave : Comportamento de Risco; Saúde; Estudantes de Medicina.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )