SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 issue1Evaluation of the risk behavior of Medical students at a university in AlagoasPrevTev: construction and validation of a mobile application for guidelines on venous thromboembolism author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

Print version ISSN 0100-5502On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

PLAUTO, Monique Sá e Benevides de Carvalho; CAVALCANTI, Catarina Calábria Figueirêdo; JORDAN, Arturo de Pádua Walfrido  and  BARBOSA, Leopoldo Nelson Fernandes. Spirituality and quality of life of physicians who work with the finitude of life. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2022, vol.46, n.1, e043.  Epub Feb 23, 2022. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v46.1-20210322.ing.

Introdução:

Na área médica, ainda existem lacunas no que tange à concepção de morte e à finitude da vida, muitas vezes entendida como falha da medicina e não como parte integrante da existência. Nesse contexto, a visão da morte como um erro, um insucesso de um tratamento, gera ansiedade e cobrança por parte dos próprios médicos, podendo afetar sua saúde física, mental e espiritual.

Objetivo:

Este estudo teve como objetivo analisar a relação entre espiritualidade, práticas religiosas e qualidade de vida de profissionais médicos da área de oncologia e cuidados paliativos que convivem diariamente com a finitude da vida em hospital de referência do Nordeste brasileiro.

Método:

Trata-se de um estudo transversal, analítico e quantitativo com amostra intencional e por conveniência. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário sociodemográfico, e adotaram-se os seguintes instrumentos: World Health Organization Quality of Life-bref (WHOQOL-bref), Escala de Coping (Enfrentamento) Religioso-Espiritual Abreviada (CRE-Breve) e Spirituality Self Rating Scale (SSRS). A análise dos dados utilizou o Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) 13.0 para Windows. O estudo foi aprovado pelo CEP do IMIP sob o Parecer nº 2.890.118.

Resultado:

Participaram do estudo 20 médicos oncologistas e paliativistas: a maioria sendo mulheres (55%), brancos (60%), católicos (80%) e casados (70%). A SSRS identificou um escore médio de 21,75. Na Escala CRE-Breve, o aspecto positivo ficou com pontuação de 2,64, o aspecto negativo em 1,47 e o aspecto total com 2,04. Houve associação positiva significativa entre os resultados da SSRS e CRE (p = 0,0). Quando se associou a WHOQOL-bref com a CRE-Breve, foi obtida relação direta com significância estatística do domínio psicológico com CRE total (p-valor: 0,01) e com o CRE negativo (p-valor: 0,03).

Conclusão:

O estudo apontou uma relação entre a espiritualidade e a qualidade de vida, assim como aspectos positivos da fé para o enfrentamento do estresse cotidiano, corroborando com a discussão da importância de incluir a espiritualidade como fator protetor na saúde.

Keywords : Espiritualidade; Qualidade de Vida; Cuidados Paliativos; Saúde Mental.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )