SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número1Avaliação de egresso da área da saúde: uma revisãoCuidando de quem cuida: projeto de intervenção como estratégia de aprendizagem no internato em medicina índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

NASCIMENTO, Maria Isabel do; COSTA, Juliana dos Santos  e  ANDRADE, Carlos Augusto Ferreira de. Prevalência de binge drinking entre estudantes de medicina no Brasil: revisão sistemática e metanálise. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2022, vol.46, n.1, e035.  Epub 22-Fev-2022. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v46.1-20210440.ing.

Introdução:

Binge Drinking é um padrão de consumo de álcool perigoso para quem bebe e para a sociedade. Estudantes de medicina são expostos a situações estressantes aumentando a propensão para o uso de drogas psicoativas incluindo o uso excessivo de álcool.

Objetivo:

desenvolver uma revisão sistemática e meta-análise para estimar uma medida sumária de prevalência de binge drinking entre estudantes de medicina no Brasil.

Métodos:

as buscas foram realizadas de modo padronizado, envolvendo dois pesquisadores, e consultando as bases MEDLINE/PubMed, SciELO e LILACS. A meta-análise foi realizada para estimar a prevalência sumária de binge drinking e os intervalos de confiança (IC) de 95%.

Resultados:

Nós identificamos 206 registros e incluímos 14 estudos na revisão. A prevalência combinada foi estimada por efeito randômico. Apesar da substancial heterogeneidade entre os estudos, a prevalência combinada indicou que binge drinking é praticado por 47% (IC 95%: 38%; 57%) dos estudantes de medicina como um todo, no Brasil, e por 65% (IC 95%: 50%; 78%) e 47% (IC 95%: 34% a 59%), considerando homens e mulheres, respectivamente. A heterogeneidade foi alta e não explicada na análise de subgrupos.

Conclusão:

binge drinking é praticada por quase metade do contingente de nossos futuros médicos. Esses resultados fornecem indícios sobre as escolhas e decisões que estes estudantes estão fazendo com respeito ao consumo de substâncias potencialmente perigosas para a saúde humana. A despeito da alta heterogeneidade, a magnitude estimada de beber em binge demanda por um efetivo envolvimento das escolas médicas, no Brasil.

Palavras-chave : Consumo Excessivo de Bebidas Alcoólicas; Consumo de Bebidas Alcoólicas; Estudantes de Medicina; Prevalência; Revisão Sistemática.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )