SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número1Projeto Terapêutico Singular no manejo de casos complexos: relato de experiência no PET-Saúde InterprofissionalidadeComunicação de notícias difíceis na formação do estudante de Medicina: uma experiência utilizando o psicodrama índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

MENEGHEL, Stela Nazareth. Contar histórias - experiências e memórias. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2022, vol.46, n.1, e038.  Epub 10-Fev-2022. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v46.1-20210308.

Introdução:

Este texto é um relato de experiência que mescla memórias e histórias narradas em contextos de ensino, pesquisa e extensão no campo da saúde coletiva. O objetivo é mostrar a capacidade de histórias fazerem sentido aos interlocutores, despertando emoções e produzindo empatia.

Relato de experiência:

Apresentam-se histórias escolhidas a partir de uma perspectiva interseccional, que inclui gênero, raça e classe social. Três subseções apresentam essas histórias: “Falando em gênero e a história do general”, “Haiti e a história da revolução negra” e “Como trabalhar com o povo?”.

Discussão:

A discussão rememora os contextos, os itinerários e as histórias contadas, assim como os efeitos produzidos pelas narrativas nos ouvintes.

Conclusão:

Ressaltam-se a potência e os efeitos das histórias nos ouvintes e interlocutores.

Palavras-chave : Narrativas; Interseccionalidade; Educação em Saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )