SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 issue1Storytelling - experiences and memoriesRemote conversation circles: teaching-learning and experience of health promotion in the Covid-19 pandemic author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

Print version ISSN 0100-5502On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

CARVALHO, Maria Dulce Santiago de. Comunicação de notícias difíceis na formação do estudante de Medicina: uma experiência utilizando o psicodrama. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2022, vol.46, n.1, e044.  Epub Feb 10, 2022. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v46.1-20210361.

Introdução:

Caracterizada como uma das tarefas mais difíceis enfrentadas pelos profissionais de saúde, a comunicação de notícias difíceis se revela como um assunto indispensável na formação do médico, tanto no que se refere às habilidades técnicas como essencialmente às competências humanas. Nesse contexto desafiador, surge a questão: “Em que medida os estudantes de Medicina estão preparados para lidar com essa temática?”.

Relato de experiência:

Tomando o protocolo SPIKES como manejo técnico associado à metodologia psicodramática, o estudo apresenta uma situação hipotético-prática na formação médica em uma instituição do interior de Minas Gerais, objetivando relatar e analisar a experiência da utilização da metodologia psicodramática na educação médica.

Discussão:

O deslocar-se de seu papel para experimentar o outro lado - o papel de paciente - fez com que os estudantes vivenciassem maior sensibilidade na relação profissional, ao mesmo tempo que facilitou a assimilação de estratégias adequadas no manejo da comunicação de uma notícia difícil.

Conclusão:

Os estudantes foram conduzidos a uma maior reflexão do papel do Médico, incorporando técnicas para além das habilidades biomédicas e se encontrando mais bem preparados para lidar com questões desafiadoras em sua prática profissional.

Keywords : Psicodrama; Desempenho de Papéis; Educação Médica; Relação Médico-Paciente; Comunicação em Saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )