SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número1Contar histórias - experiências e memóriasRodas de conversa remotas: ensino-aprendizagem e vivência da promoção da saúde na pandemia da Covid-19 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

CARVALHO, Maria Dulce Santiago de. Comunicação de notícias difíceis na formação do estudante de Medicina: uma experiência utilizando o psicodrama. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2022, vol.46, n.1, e044.  Epub 10-Fev-2022. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v46.1-20210361.

Introdução:

Caracterizada como uma das tarefas mais difíceis enfrentadas pelos profissionais de saúde, a comunicação de notícias difíceis se revela como um assunto indispensável na formação do médico, tanto no que se refere às habilidades técnicas como essencialmente às competências humanas. Nesse contexto desafiador, surge a questão: “Em que medida os estudantes de Medicina estão preparados para lidar com essa temática?”.

Relato de experiência:

Tomando o protocolo SPIKES como manejo técnico associado à metodologia psicodramática, o estudo apresenta uma situação hipotético-prática na formação médica em uma instituição do interior de Minas Gerais, objetivando relatar e analisar a experiência da utilização da metodologia psicodramática na educação médica.

Discussão:

O deslocar-se de seu papel para experimentar o outro lado - o papel de paciente - fez com que os estudantes vivenciassem maior sensibilidade na relação profissional, ao mesmo tempo que facilitou a assimilação de estratégias adequadas no manejo da comunicação de uma notícia difícil.

Conclusão:

Os estudantes foram conduzidos a uma maior reflexão do papel do Médico, incorporando técnicas para além das habilidades biomédicas e se encontrando mais bem preparados para lidar com questões desafiadoras em sua prática profissional.

Palavras-chave : Psicodrama; Desempenho de Papéis; Educação Médica; Relação Médico-Paciente; Comunicação em Saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )