SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número1Itinerários terapêuticos na formação médica: dispositivo para o ensino da Saúde Coletiva índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Médica

versión impresa ISSN 0100-5502versión On-line ISSN 1981-5271

Resumen

WANDER, Brenda et al. Integração curricular na avaliação formativa em educação médica continuada a distância: uso de atividades integradoras. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2022, vol.46, n.1, e049.  Epub 16-Mar-2022. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v46.1-20210176.ing.

Introdução:

O artigo descreve o desenvolvimento e a implementação de atividades integradoras como avaliação formativa de um curso a distância de especialização de preceptoria em medicina de família e comunidade (MFC) e discute como a utilização dessa atividade é capaz de integrar e avaliar diferentes conhecimentos, práticas e o desempenho dos alunos nessa modalidade de ensino. O currículo do curso envolve unidades com módulos em três áreas: MFC, preceptoria e clínica, permitindo que se abordem os temas essenciais para a prática do preceptor da especialidade, que vão além do estudo dos aspectos pedagógicos.

Relato da experiência:

O aluno era instigado a realizar uma produção textual baseada em problemas contextualizados na preceptoria na atenção primária à saúde, orientada pelo tutor, de forma a refletir criticamente sobre os conteúdos de cada unidade de ensino. Foram utilizadas situações ilustradas no enunciado da atividade, na forma de história em quadrinhos, o que qualificava a interpretação do contexto abordado na atividade e promovia maior aproximação com a realidade vivenciada pelo aluno. A contextualização da atividade e o exercício de se colocar no lugar do preceptor foram considerados pontos positivos pelos tutores.

Discussão:

A interação aluno-tutor é parte fundamental da atividade, pois permite a construção do conhecimento a partir de uma perspectiva interacionista da educação, que é a base da proposta pedagógica do curso. A atividade permitiu a identificação de lacunas e potencialidades na aprendizagem dos alunos e a realização de intervenções pedagógicas singulares.

Conclusão:

Esse tipo de atividade garante dimensões importantes do trabalho avaliativo em cursos de longa duração: o caráter processual e interdisciplinar. O modelo de atividade integradora pode ser utilizado em cursos a distância com diferentes disciplinas, com o objetivo de integrá-las, proporcionando uma abordagem mais aprofundada e aproximando os conteúdos educacionais da realidade do aluno.

Palabras clave : Educação Médica Continuada; Educação a Distância; Feedback Formativo; Currículo.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés | Portugués     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )