SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número2Sobre a morte e o morrer: percepções de acadêmicos de Medicina do Norte do BrasilPercepção de preceptores do internato sobre a influência de modelos na formação médica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

STEIL, Amanda; MENDONCA, Vitor Silva  e  GOIS, Aecio Flávio Teixeira de. Pandemia Covid-19 para residentes Medicina de Emergência: estudo observacional em saúde mental e prática médica. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2022, vol.46, n.2, e065.  Epub 04-Abr-2022. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v46.2-20210230.ing.

Introdução:

Medicina de emergência é uma especialidade relativamente nova no Brasil, aprovada apenas em 2016, e programas de treinamento em residência têm sido instituídos desde então. O ambiente da emergência é conhecido por representar uma tensão entre vida e morte nos profissionais, o que culmina em altos índices de adoecimento mental nessa população. A pandemia da Covid-19 aparenta estar influenciando nas taxas de depressão, ansiedade e burnout de profissionais de saúde.

Objetivo:

Este estudo teve como objetivos avaliar os sintomas de burnout, depressão e ansiedade em residentes de medicina de emergência brasileiros durante a pandemia da Covid-19 e comparar as crenças deles sobre a prática clínica relacionada aos pacientes com a doença.

Método:

Um estudo quantitativo foi realizado com uma amostra conveniente de médicos residentes voluntários, por meio de uma pesquisa on-line anônima disponível durante o mês de abril de 2020. Esta investigação coletou informações sociodemográficas e utilizou as seguintes escalas: Oldenburg Burnout Inventory (OLBI) para mensurar burnout, Patient Health Questionnaire (PHQ-9) para mensurar depressão e General Anxiety Disorders (GAD-7) para mensurar transtorno de ansiedade generalizada. Neste estudo, também foi desenvolvido um Questionário sobre o Impacto da Covid-19 (CIQ-19) para acessar as crenças e práticas clínicas relacionadas aos pacientes com Covid-19.

Resultado:

A pesquisa foi composta de 63 voluntários, aproximadamente 26,35% dos residentes em medicina de emergência no Brasil. Apenas 39,6% dos residentes se sentiram seguros enquanto trabalhavam com pacientes com Covid-19. Encontraram-se sintomas leves de depressão em 68,2%, seguidos de sintomas de ansiedade em 50,7% e burnout em 54,0%. Aproximadamente 12% dos residentes não fazem nada relação à própria saúde mental, alguns preferem conversar com familiares e amigos (36,1%), e outros discutem com a equipe de suporte (24,3%) quando precisam de atendimento.

Conclusão:

Os residentes de medicina de emergência possuem altos índices de adoecimento mental, e isso pode piorar quando submetidos a situações estressantes e desconhecidas, como a pandemia da Covid-19. Iniciativas devem ser tomadas para melhorar a saúde mental desses médicos. Propõe-se que as instituições de saúde ofereçam aos supervisores médicos uma visão mais próxima e exclusiva sobre os médicos em treinamento. A proposta de um programa de mentoria é uma oportunidade de refletir sobre melhorias técnicas e pessoais para médicos residentes.

Palavras-chave : Medicina de Emergência; Residência; Saúde Mental.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )