SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 issue2Covid-19 pandemic for Emergency Medicine residents: an observational study on mental health and medical practiceProfessional competencies for occupational health care author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

Print version ISSN 0100-5502On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

VILAGRA, Sandra Maria Barroso Werneck et al. Percepção de preceptores do internato sobre a influência de modelos na formação médica. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2022, vol.46, n.2, e070.  Epub Apr 25, 2022. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v46.2-20210273.

Introdução:

O profissionalismo é a base do contrato social que legitima a medicina como profissão e pode ser desenvolvido a partir da interação com bons modelos profissionais. No papel do preceptor, um profissional da saúde tem, entre seus atributos, o de acompanhar o estudante enquanto desenvolve sua função assistencial, tornando-se, consequentemente, um modelo na formação do futuro profissional.

Objetivo:

Este estudo teve como objetivo verificar a percepção dos preceptores do internato do Hospital Universitário de Vassouras (HUV) sobre a influência de modelos na formação médica.

Método:

Trata-se de uma pesquisa qualitativa exploratória, cuja metodologia foi constituída por duas etapas. A primeira compreendeu a aplicação de um questionário estruturado com dados sociodemográficos, enquanto a segunda contemplou a realização de grupo focal on-line.

Resultado:

Dos 42 preceptores, 28 participaram efetivamente (75,6%). A análise dos dados evidenciou a importância atribuída pelos preceptores ao seu papel de educador não só para a formação de futuros médicos tecnicamente capacitados ao exercício de uma medicina humanizada, mas também para profissionais dotados de princípios éticos, valores e compromissos.

Conclusão:

Os preceptores exercem a sua função com muito prazer e compromisso, autopercebendo que são modelos de profissionalismo e que podem representar exemplos positivos ou negativos para os estudantes. Ressalta-se que o tema profissionalismo necessita ser explicitado na construção dos currículos, em vez de ficar restrito ao currículo oculto na formação médica.

Keywords : Currículo; Educação Médica; Empatia; Profissionalismo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )