SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número2Pandemia Covid-19 para residentes Medicina de Emergência: estudo observacional em saúde mental e prática médicaCompetências profissionais para a atenção à saúde do trabalhador índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

VILAGRA, Sandra Maria Barroso Werneck et al. Percepção de preceptores do internato sobre a influência de modelos na formação médica. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2022, vol.46, n.2, e070.  Epub 25-Abr-2022. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v46.2-20210273.

Introdução:

O profissionalismo é a base do contrato social que legitima a medicina como profissão e pode ser desenvolvido a partir da interação com bons modelos profissionais. No papel do preceptor, um profissional da saúde tem, entre seus atributos, o de acompanhar o estudante enquanto desenvolve sua função assistencial, tornando-se, consequentemente, um modelo na formação do futuro profissional.

Objetivo:

Este estudo teve como objetivo verificar a percepção dos preceptores do internato do Hospital Universitário de Vassouras (HUV) sobre a influência de modelos na formação médica.

Método:

Trata-se de uma pesquisa qualitativa exploratória, cuja metodologia foi constituída por duas etapas. A primeira compreendeu a aplicação de um questionário estruturado com dados sociodemográficos, enquanto a segunda contemplou a realização de grupo focal on-line.

Resultado:

Dos 42 preceptores, 28 participaram efetivamente (75,6%). A análise dos dados evidenciou a importância atribuída pelos preceptores ao seu papel de educador não só para a formação de futuros médicos tecnicamente capacitados ao exercício de uma medicina humanizada, mas também para profissionais dotados de princípios éticos, valores e compromissos.

Conclusão:

Os preceptores exercem a sua função com muito prazer e compromisso, autopercebendo que são modelos de profissionalismo e que podem representar exemplos positivos ou negativos para os estudantes. Ressalta-se que o tema profissionalismo necessita ser explicitado na construção dos currículos, em vez de ficar restrito ao currículo oculto na formação médica.

Palavras-chave : Currículo; Educação Médica; Empatia; Profissionalismo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )