SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número2Percepção de preceptores do internato sobre a influência de modelos na formação médicaSíndrome do impostor e sua associação com depressão e burnout entre estudantes de medicina índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

GERALDI, Luciana et al. Competências profissionais para a atenção à saúde do trabalhador. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2022, vol.46, n.2, e071.  Epub 28-Abr-2022. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v46.2-20210469.

Introdução:

As competências profissionais para as ações em saúde direcionadas à população trabalhadora são imprescindíveis para a formação exitosa dos profissionais de saúde. Embora relevantes e bem definidas pela Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, ainda existem lacunas sobre as competências mínimas requeridas e pouco conhecimento sobre como esses saberes profissionais se articulam para a promoção do trabalho integrado e o atendimento às necessidades dessa população.

Objetivo:

Este estudo teve como objetivo identificar as competências profissionais para atenção à saúde do trabalhador no contexto da APS.

Método:

Trata-se de pesquisa descritivo-exploratória, de abordagem qualitativa, desenvolvida por meio da triangulação de métodos, realizada em uma cidade do interior do estado de São Paulo. Os dados foram coletados em três etapas: 1. análise documental das Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos da saúde e dos projetos pedagógicos de sete cursos da área da saúde de uma instituição de ensino superior; 2. revisão sistemática da literatura; e 3. entrevistas com docentes dos cursos da saúde da referida instituição e com profissionais da Rede de Atenção Primária à Saúde municipal.

Resultado:

A análise documental permitiu identificar que somente os cursos de Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia e Terapia Ocupacional possuem competências específicas para atenção à saúde do trabalhador, e a análise dos projetos pedagógicos apontou disciplinas obrigatórias e optativas que abordam a temática. A revisão de literatura e as entrevistas apontaram as competências gerais e específicas necessárias para atenção à saúde do trabalhador, como o cuidado integral, a compreensão dos determinantes sociais de saúde, a comunicação, a liderança, o trabalho em equipe, a gestão de conflitos, o acolhimento e a escuta qualificados, a gestão em saúde e a educação permanente.

Conclusão:

A identificação das competências profissionais gerais e específicas para atenção à saúde do trabalhador mostrou-se de extrema relevância para construção de uma assistência integral e humanizada na formação e prática interprofissional.

Palavras-chave : Competência Profissional; Saúde do Trabalhador; Educação Superior; Currículo; Formação Profissional em Saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )