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Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

CAMPOS, Isabele Fontenele de Santiago et al. Síndrome do impostor e sua associação com depressão e burnout entre estudantes de medicina. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2022, vol.46, n.2, e068.  Epub 10-Maio-2022. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v46.2-20200491.ing.

Introdução:

A síndrome do impostor (SI) é caracterizada como a incapacidade de internalizar o sucesso e a tendência de atribuir o sucesso a causas externas, como sorte, erro ou ignorância de outras pessoas. Apesar do recente aumento no número de publicações sobre SI, estudos sobre essa condição em estudantes de graduação em Medicina e o impacto sobre a saúde mental são escassos.

Objetivo:

Este estudo teve como objetivo avaliar a prevalência de SI e sua associação com a síndrome de burnout (SB) e depressão.

Método:

Foi realizado um estudo transversal, descritivo e quantitativo com alunos de graduação em Medicina de um centro universitário do Nordeste do Brasil. Utilizaram-se um questionário sociodemográfico, a Clance Impostor Phenomenon Scale (CIPS), a Maslach Burnout Inventory - Student Survey (MBI-SS) e o Patient Health Questionnaire-9 (PHQ-9).

Resultado:

Entre os 425 alunos avaliados, 47 (11,06%) apresentaram sintomas leves; 151 (35,53%), moderados; 163 (38,35%) graves; e 64 (15,06%), muito graves. Fatores como não ser casado, ter baixo nível de atividade física e não contribuir para a renda familiar foram associados a sintomas graves ou muito graves de SI (p < 0,001, p = 0,032 e p = 0,025, respectivamente). O diagnóstico médico prévio de depressão e ansiedade e o uso de antidepressivos também foram associados a sintomas graves ou muito graves de SI (p = 0,019, p = 0,006 e p = 0,011, respectivamente). Além disso, houve uma correlação positiva entre os escores da CIPS e do PHQ-9 (p = 0,459, p < 0,001), e uma associação entre SB (dimensões de exaustão emocional e descrença) e SI (p < 0,001).

Conclusão:

Este estudo identificou associação entre SI e SB e depressão em estudantes de graduação em Medicina. Outros estudos com intervenção na SI podem demonstrar um impacto positivo na saúde mental.

Palavras-chave : Síndrome do Impostor; Esgotamento Profissional; Depressão; Educação Médica.

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