SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 issue2Impostor Syndrome and its association with depression and burnout among medical studentsContributing factors to the choice of pediatrics as a medical specialty author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

Print version ISSN 0100-5502On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

CRUZ, Walter Gabriel Neves et al. Currículo informal singular: eletividade na formação médica durante a pandemia. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2022, vol.46, n.2, e080.  Epub June 02, 2022. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v46.2-20210366.

Introdução:

A interrupção das atividades de ensino imposta pela pandemia de Sars-CoV-2 ofereceu uma oportunidade ímpar de analisar os hábitos de estudo extracurriculares dos estudantes de Medicina, buscando compreender como a inexistência de um direcionamento institucional temático impactou a formação médica durante esse período de isolamento social.

Objetivo:

Este estudo teve como objetivo avaliar a ocorrência, as temáticas e as principais fontes dos estudos durante o período de suspensão de aulas na pandemia.

Método:

Trata-se de um estudo analítico e descritivo com dados colhidos a partir de um questionário virtual aplicado a estudantes de Medicina de uma instituição de ensino superior.

Resultado:

A partir da suspensão total das aulas, dos 310 participantes, 152 (49,0%) discentes alegaram ter estudado temas relacionados à área de ciências da saúde e 93 (30,0%) estudaram temas não relacionados à área de ciências da saúde. Estatisticamente, houve preferência exclusiva por uma área outra (p < 0,001), indicando dois perfis de estudo no período. Os interesses temáticos mais abundantes foram aqueles abordados em eventos médicos virtuais, como congressos ou simpósios, bem como os relacionados à Covid-19. Entre os temas mais citados, destacaram-se: fisiologia, clínica médica e geral ou especializada, anatomia, idiomas, finanças e filosofia.

Conclusão:

A despeito da suspensão das atividades acadêmicas curriculares, os estudantes buscaram novos aprendizados de acordo com suas demandas intelectivas, denotando o desenvolvimento de um currículo informal singularizado.

Keywords : Autoaprendizagem como Assunto; Avaliação das Faculdades de Medicina; Pandemia da Covid-19; Educação à Distância.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )