SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número2Síndrome do impostor e sua associação com depressão e burnout entre estudantes de medicinaFatores contribuintes para escolha da pediatria como especialidade médica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

CRUZ, Walter Gabriel Neves et al. Currículo informal singular: eletividade na formação médica durante a pandemia. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2022, vol.46, n.2, e080.  Epub 02-Jun-2022. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v46.2-20210366.

Introdução:

A interrupção das atividades de ensino imposta pela pandemia de Sars-CoV-2 ofereceu uma oportunidade ímpar de analisar os hábitos de estudo extracurriculares dos estudantes de Medicina, buscando compreender como a inexistência de um direcionamento institucional temático impactou a formação médica durante esse período de isolamento social.

Objetivo:

Este estudo teve como objetivo avaliar a ocorrência, as temáticas e as principais fontes dos estudos durante o período de suspensão de aulas na pandemia.

Método:

Trata-se de um estudo analítico e descritivo com dados colhidos a partir de um questionário virtual aplicado a estudantes de Medicina de uma instituição de ensino superior.

Resultado:

A partir da suspensão total das aulas, dos 310 participantes, 152 (49,0%) discentes alegaram ter estudado temas relacionados à área de ciências da saúde e 93 (30,0%) estudaram temas não relacionados à área de ciências da saúde. Estatisticamente, houve preferência exclusiva por uma área outra (p < 0,001), indicando dois perfis de estudo no período. Os interesses temáticos mais abundantes foram aqueles abordados em eventos médicos virtuais, como congressos ou simpósios, bem como os relacionados à Covid-19. Entre os temas mais citados, destacaram-se: fisiologia, clínica médica e geral ou especializada, anatomia, idiomas, finanças e filosofia.

Conclusão:

A despeito da suspensão das atividades acadêmicas curriculares, os estudantes buscaram novos aprendizados de acordo com suas demandas intelectivas, denotando o desenvolvimento de um currículo informal singularizado.

Palavras-chave : Autoaprendizagem como Assunto; Avaliação das Faculdades de Medicina; Pandemia da Covid-19; Educação à Distância.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )