SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número2Currículo informal singular: eletividade na formação médica durante a pandemiaPrática deliberada no ensino de histologia na graduação em Medicina: estudo prospectivo randomizado e controlado índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

GUERRA JUNIOR, Pedro  e  DALTRO, Mônica Ramos. Fatores contribuintes para escolha da pediatria como especialidade médica. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2022, vol.46, n.2, e073.  Epub 20-Jun-2022. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v46.2-20220082.

Introdução:

A escolha da carreira médica representa uma importante decisão do profissional, cuja motivação pode ser determinada por fatores internos ou externos ao indivíduo.

Objetivo:

Este estudo teve como objetivo compreender os fatores que contribuíram para a esco-lha da pediatria entre os pediatras de um hospital universitário.

Método:

Trata-se de estudo descritivo, exploratório e qualitativo, realizado em um hospital universitário com 14 pediatras. A coleta de dados foi realizada entre fevereiro e abril de 2021 por meio de entrevistas semiestruturadas. Analisaram-se os dados com base na análise de conteúdo.

Resultado:

A identificação com crianças, a satisfação profissional, o perfil clínico e a maternidade foram fatores internos que motivaram a escolha dos pediatras. Dos fatores externos, o ambiente, os aspectos da criança, a família e os profissionais foram fundamentais para decisão.

Conclusão:

A afinidade com as crianças, a exposição ao campo de prática, a relação com os pro-fessores e a identidade com o trabalho clínico contribuíram para a escolha da pediatria.

Palavras-chave : Escolha da Profissão; Medicina; Pediatria; Educação Médica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )