SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 issue2Contributing factors to the choice of pediatrics as a medical specialtyThe challenges of Teaching Psychiatric Emergencies in situations of natural disasters and armed conflicts author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

Print version ISSN 0100-5502On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

SANT’ANNA, Cristina Silva; ALBUQUERQUE, Cláudia Almeida Coelho de; BARAUNA, Sara Cristiane  and  OLIVEIRA FILHO, Getúlio Rodrigues de. Prática deliberada no ensino de histologia na graduação em Medicina: estudo prospectivo randomizado e controlado. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2022, vol.46, n.2, e082.  Epub June 20, 2022. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v46.2-20210448.

Introdução:

A histologia é relevante para o curso de Medicina porque muitas doenças estão relacionadas com defeitos em nível celular. No entanto, o aprendizado de histologia é considerado difícil devido às escalas molecular e microscópica. Na educação médica, algumas metodologias de ensino têm sido testadas, como a prática deliberada (PD). A PD é um tipo de treinamento que visa aumentar o desempenho por meio de repetição e sucessivos refinamentos.

Objetivo:

Este estudo teve como objetivo avaliar a influência da PD como intervenção de ensino de histologia.

Método:

Os estudantes de Medicina foram alocados aleatoriamente em dois grupos: PD e intervenção de atenção (jogos). As sessões de treinamento ocorreram semanalmente, em um período de 12 semanas. A habilidade treinada foi a localização de estruturas em lâminas histológicas por meio da técnica de microscopia óptica. Selecionaram-se estruturas consideradas de difícil aprendizado: célula de Sertoli, disco intercalar e mácula densa. A cada sessão, utilizaram-se dez lâminas do mesmo corte histológico (repetição), e o tempo disponível para localizar a estrutura foi decrescente até chegar ao valor da meta (aumento da dificuldade). Os estudantes receberam feedback imediato. As avaliações de desempenho foram realizadas por professores que desconheciam o grupo a que os estudantes haviam sido alocados. O tempo utilizado para a identificação da estrutura e os critérios referentes à técnica de microscopia foram avaliados na ocasião da medida. As percepções dos estudantes sobre a experiência educacional foram avaliadas em um questionário desenvolvido pelos investigadores.

Resultado:

Dos 71 estudantes, dois desistiram, resultando em 35 participantes do grupo PD e 34 do grupo jogos. Na tarefa de localização das estruturas em lâminas histológicas, o grupo PD obteve melhor desempenho (escore) (66,67) do que o grupo jogos (16,67) e, a respeito da técnica de microscopia, também apresentou um melhor desempenho (10,83) do que o grupo jogos (10,5) (p < 0,05). Dentre os participantes da PD, 94% afirmaram que gostaram de participar e 91% perceberam melhora no aprendizado.

Conclusão:

A PD pode ser considerada relevante para o ensino de histologia, pois teve efeito sobre o aprendizado tanto nas avaliações de desempenho quanto na percepção dos estudantes.

Keywords : Histologia; Aprendizado; Educação Médica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )