SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número2Fatores contribuintes para escolha da pediatria como especialidade médicaOs desafios para o ensino de emergências de psiquiatria em desastres e conflitos armados índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

SANT’ANNA, Cristina Silva; ALBUQUERQUE, Cláudia Almeida Coelho de; BARAUNA, Sara Cristiane  e  OLIVEIRA FILHO, Getúlio Rodrigues de. Prática deliberada no ensino de histologia na graduação em Medicina: estudo prospectivo randomizado e controlado. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2022, vol.46, n.2, e082.  Epub 20-Jun-2022. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v46.2-20210448.

Introdução:

A histologia é relevante para o curso de Medicina porque muitas doenças estão relacionadas com defeitos em nível celular. No entanto, o aprendizado de histologia é considerado difícil devido às escalas molecular e microscópica. Na educação médica, algumas metodologias de ensino têm sido testadas, como a prática deliberada (PD). A PD é um tipo de treinamento que visa aumentar o desempenho por meio de repetição e sucessivos refinamentos.

Objetivo:

Este estudo teve como objetivo avaliar a influência da PD como intervenção de ensino de histologia.

Método:

Os estudantes de Medicina foram alocados aleatoriamente em dois grupos: PD e intervenção de atenção (jogos). As sessões de treinamento ocorreram semanalmente, em um período de 12 semanas. A habilidade treinada foi a localização de estruturas em lâminas histológicas por meio da técnica de microscopia óptica. Selecionaram-se estruturas consideradas de difícil aprendizado: célula de Sertoli, disco intercalar e mácula densa. A cada sessão, utilizaram-se dez lâminas do mesmo corte histológico (repetição), e o tempo disponível para localizar a estrutura foi decrescente até chegar ao valor da meta (aumento da dificuldade). Os estudantes receberam feedback imediato. As avaliações de desempenho foram realizadas por professores que desconheciam o grupo a que os estudantes haviam sido alocados. O tempo utilizado para a identificação da estrutura e os critérios referentes à técnica de microscopia foram avaliados na ocasião da medida. As percepções dos estudantes sobre a experiência educacional foram avaliadas em um questionário desenvolvido pelos investigadores.

Resultado:

Dos 71 estudantes, dois desistiram, resultando em 35 participantes do grupo PD e 34 do grupo jogos. Na tarefa de localização das estruturas em lâminas histológicas, o grupo PD obteve melhor desempenho (escore) (66,67) do que o grupo jogos (16,67) e, a respeito da técnica de microscopia, também apresentou um melhor desempenho (10,83) do que o grupo jogos (10,5) (p < 0,05). Dentre os participantes da PD, 94% afirmaram que gostaram de participar e 91% perceberam melhora no aprendizado.

Conclusão:

A PD pode ser considerada relevante para o ensino de histologia, pois teve efeito sobre o aprendizado tanto nas avaliações de desempenho quanto na percepção dos estudantes.

Palavras-chave : Histologia; Aprendizado; Educação Médica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )