SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 issue2Deliberate practice in the teaching of histology for medical students: a prospective randomized controlled studyCommunication of bad news from the perspective of oncologists and palliative care physicians author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

Print version ISSN 0100-5502On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

PEDRO, Maria Rosel S.; PALHA, António José Pacheco  and  FERREIRA, Maria Amélia. Os desafios para o ensino de emergências de psiquiatria em desastres e conflitos armados. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2022, vol.46, n.2, e074.  Epub July 07, 2022. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v46.2-20210301.

Introdução:

A população moçambicana tem sido recorrentemente afectada por situações traumáticas devido a catástrofes naturais (ciclones, secas, inundações) ou provocadas pelo homem (conflitos armados), que podem levar ao desenvolvimento de perturbações mentais que, se não forem identificadas e tratadas, deixarão sequelas graves e causarão cronicidade.

Objetivo:

Este estudo teve como objetivo promover uma reflexão sobre a inclusão de temas psiquiátricos de emergência em desastres naturais e conflitos armados nas disciplinas ou módulos de psiquiatria, nos cursos de formação de graduação nas escolas médicas de Moçambique.

Método:

Trata-se de revisão narrativa da bibliografia, realizada entre abril e junho de 2021, com foco na pesquisa de artigos e documentos publicados nas plataformas virtuais Research4Life, PubMed, Hifa-pt e Google Scholar que abordam o tema desastres naturais e conflitos armados e seu ensino para estudantes de Medicina na disciplina de psiquiatria.

Resultado:

A inclusão das emergências psiquiátricas em desastres e conflitos armados no curso de Medicina pode proporcionar aos clínicos gerais que atuam na atenção primária à saúde conhecimentos e habilidades para que possam reconhecer emergências psiquiátricas causadas por desastres naturais e conflitos armados e trabalhar nelas, levando em consideração que o país atualmente tem poucos médicos especializados em psiquiatria.

Conclusão:

A adequada organização e assistência em emergências psiquiátricas à população exposta a desastres naturais e conflitos armados contribui para a resiliência e salvaguarda da saúde mental das comunidades. Neste ensaio, refletimos sobre o desafio de incorporar os temas das emergências psiquiátricas causadas pela exposição a desastres naturais e conflitos bélicos como contribuição para melhorar as habilidades dos médicos generalistas na resposta às demandas prementes de saúde mental dessa população vulnerável.

Keywords : Educação Médica; Ensino de Psiquiatria; Emergências Psiquiátricas; Desastres Naturais; Conflitos Armados.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )