SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número2Prática deliberada no ensino de histologia na graduação em Medicina: estudo prospectivo randomizado e controladoComunicação de más notícias na perspectiva de médicos oncologistas e paliativistas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

PEDRO, Maria Rosel S.; PALHA, António José Pacheco  e  FERREIRA, Maria Amélia. Os desafios para o ensino de emergências de psiquiatria em desastres e conflitos armados. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2022, vol.46, n.2, e074.  Epub 07-Jul-2022. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v46.2-20210301.

Introdução:

A população moçambicana tem sido recorrentemente afectada por situações traumáticas devido a catástrofes naturais (ciclones, secas, inundações) ou provocadas pelo homem (conflitos armados), que podem levar ao desenvolvimento de perturbações mentais que, se não forem identificadas e tratadas, deixarão sequelas graves e causarão cronicidade.

Objetivo:

Este estudo teve como objetivo promover uma reflexão sobre a inclusão de temas psiquiátricos de emergência em desastres naturais e conflitos armados nas disciplinas ou módulos de psiquiatria, nos cursos de formação de graduação nas escolas médicas de Moçambique.

Método:

Trata-se de revisão narrativa da bibliografia, realizada entre abril e junho de 2021, com foco na pesquisa de artigos e documentos publicados nas plataformas virtuais Research4Life, PubMed, Hifa-pt e Google Scholar que abordam o tema desastres naturais e conflitos armados e seu ensino para estudantes de Medicina na disciplina de psiquiatria.

Resultado:

A inclusão das emergências psiquiátricas em desastres e conflitos armados no curso de Medicina pode proporcionar aos clínicos gerais que atuam na atenção primária à saúde conhecimentos e habilidades para que possam reconhecer emergências psiquiátricas causadas por desastres naturais e conflitos armados e trabalhar nelas, levando em consideração que o país atualmente tem poucos médicos especializados em psiquiatria.

Conclusão:

A adequada organização e assistência em emergências psiquiátricas à população exposta a desastres naturais e conflitos armados contribui para a resiliência e salvaguarda da saúde mental das comunidades. Neste ensaio, refletimos sobre o desafio de incorporar os temas das emergências psiquiátricas causadas pela exposição a desastres naturais e conflitos bélicos como contribuição para melhorar as habilidades dos médicos generalistas na resposta às demandas prementes de saúde mental dessa população vulnerável.

Palavras-chave : Educação Médica; Ensino de Psiquiatria; Emergências Psiquiátricas; Desastres Naturais; Conflitos Armados.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )