SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número2Os desafios para o ensino de emergências de psiquiatria em desastres e conflitos armadosInfluenciadores da desinformação nas pandemias de gripe espanhola e Covid-19: um estudo documental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

FERRAZ, Maysa Araújo Gomes et al. Comunicação de más notícias na perspectiva de médicos oncologistas e paliativistas. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2022, vol.46, n.2, e076.  Epub 07-Jul-2022. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v46.2-20210458.

Introdução:

A comunicação é indispensável à prática médica, entretanto, constantemente, é realizada de forma inadequada, principalmente no âmbito da comunicação de más notícias. A má notícia é aquela que causa alteração negativa na vida do paciente, provocando uma mudança desagradável e modificando sua perspectiva de futuro. Na medicina ocidental, pelo predomínio da visão curativista, más notícias são compreendidas como insucesso ou incapacidade das competências profissionais, causando afastamento dos médicos e insatisfação dos pacientes. Diante dessas circunstâncias, surgiram os protocolos de comunicação SPIKES, P-A-C-I-E-N-T-E e CLASS.

Objetivo:

Este estudo teve como objetivos avaliar a dinâmica da comunicação de más notícias, quanto ao uso de protocolos específicos e às principais dificuldades vivenciadas, e identificar a influência da comunicação na relação médico-paciente.

Método:

Trata-se de um estudo exploratório, descritivo, com metodologia qualitativa, em que se utilizou um roteiro de entrevista semiestruturado elaborado pelos autores. Realizaram-se 12 entrevistas com médicos dos setores de oncologia e de cuidados paliativos do Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIP), que foram gravadas e transcritas para posterior análise. Os dados foram categorizados segundo a proposta de Minayo.

Resultado:

A abordagem de más notícias foi muito semelhante entre os profissionais, independentemente do uso de protocolos de comunicação, sendo o SPIKES o mais conhecido dentre eles. O estudo revelou que as principais dificuldades enfrentadas na comunicação de más notícias dizem respeito ao ambiente e tempo da consulta, à alta demanda de pacientes, ao vínculo médico-paciente-família e à sensação médica de não corresponder às expectativas ou se frustrar pela situação vivenciada. Identificou-se também uma clara influência da comunicação na relação médico-paciente. Constatou-se ainda a necessidade de atualização da grade curricular das escolas médicas, incluindo a formação teórico-prática em comunicação de más notícias.

Conclusão:

O emprego de protocolos de comunicação de más notícias não se apresenta como condição indispensável para comunicação efetiva, contudo, possibilita maior assertividade e clareza na condução da conversa. Assim, sugere-se a implementação de estratégias de comunicação no contexto da saúde, de modo a possibilitar melhorias tanto para os profissionais quanto para os pacientes.

Palavras-chave : Comunicação em Saúde; Barreiras de Comunicação; Relações Médico-Paciente.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )