SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 issue2Disinformation influencers in the spanish flu and covid-19 pandemics: a documentary studyDevelopment of a new instrument to assess the quality of physicians' delivery of bad news author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

Print version ISSN 0100-5502On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

MARQUES, Fernanda Aranha  and  XAVIER, Marcelo Antônio Pascoal. Percepções discentes sobre as abordagens tradicional e baseada em problema na anatomia patológica. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2022, vol.46, n.2, e086.  Epub July 05, 2022. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v46.2-20210422.

Introdução:

O ensino da patologia, ciência que estuda as doenças e um dos ramos fundamentais da medicina, atravessa um período reflexivo sobre quais estratégias metodológicas se adaptam melhor à nova matriz curricular médica.

Objetivo:

Para o aprofundamento dessas reflexões à luz dos estudantes, o presente estudo analisou o comportamento e a preferência discentes em aulas práticas tradicionais e baseadas em problema na disciplina Anatomia Patológica II do curso de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais.

Método:

As análises qualitativas do comportamento e da preferência foram realizadas por meio da observação das aulas e da aplicação de questionário semiaberto, on-line e baseado na escala Likert.

Resultado:

Os resultados demostraram a clara preferência dos alunos pela metodologia ativa, tanto no que tange ao desenvolvimento das habilidades e competências estabelecidas para um eficiente ensino da patologia quanto no que concerne à participação em sala de aula.

Conclusão:

Assim, o estudo fortalece a importância da escuta acadêmica no planejamento do ensino da patologia.

Keywords : Metodologia; Ensino Superior; Aprendizado Baseado em Problema; Educação de Graduação em Medicina; Educação Médica; Patologia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )