SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número2Influenciadores da desinformação nas pandemias de gripe espanhola e Covid-19: um estudo documentalDesenvolvimento de um novo instrumento para avaliar a qualidade da comunicação de más notícias pelos médicos. índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

MARQUES, Fernanda Aranha  e  XAVIER, Marcelo Antônio Pascoal. Percepções discentes sobre as abordagens tradicional e baseada em problema na anatomia patológica. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2022, vol.46, n.2, e086.  Epub 05-Jul-2022. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v46.2-20210422.

Introdução:

O ensino da patologia, ciência que estuda as doenças e um dos ramos fundamentais da medicina, atravessa um período reflexivo sobre quais estratégias metodológicas se adaptam melhor à nova matriz curricular médica.

Objetivo:

Para o aprofundamento dessas reflexões à luz dos estudantes, o presente estudo analisou o comportamento e a preferência discentes em aulas práticas tradicionais e baseadas em problema na disciplina Anatomia Patológica II do curso de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais.

Método:

As análises qualitativas do comportamento e da preferência foram realizadas por meio da observação das aulas e da aplicação de questionário semiaberto, on-line e baseado na escala Likert.

Resultado:

Os resultados demostraram a clara preferência dos alunos pela metodologia ativa, tanto no que tange ao desenvolvimento das habilidades e competências estabelecidas para um eficiente ensino da patologia quanto no que concerne à participação em sala de aula.

Conclusão:

Assim, o estudo fortalece a importância da escuta acadêmica no planejamento do ensino da patologia.

Palavras-chave : Metodologia; Ensino Superior; Aprendizado Baseado em Problema; Educação de Graduação em Medicina; Educação Médica; Patologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )