SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número2Percepções discentes sobre as abordagens tradicional e baseada em problema na anatomia patológicaPercepção do ambiente educacional por alunos de uma universidade pública do Nordeste brasileiro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

BURG, Luciana Bonnassis et al. Desenvolvimento de um novo instrumento para avaliar a qualidade da comunicação de más notícias pelos médicos. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2022, vol.46, n.2, e085.  Epub 18-Jul-2022. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v46.2-20210461.ing.

Introdução:

A maioria dos instrumentos para avaliar a comunicação de más notícias pelos médicos foi desenvolvida para pacientes com câncer e adaptada a outros contextos. Na prática clínica, muitas notícias podem não ser consideradas tão ruins pelos médicos, mas possuem um impacto importante negativo na vida dos pacientes. Assim, ainda há a necessidade de instrumentos para avaliar essa comunicação nos diversos cenários clínicos.

Objetivo:

desenvolver, a partir da perspectiva dos pacientes, um instrumento para avaliar como os médicos comunicam más notícias na prática clínica.

Método:

o estudo foi realizado usando uma abordagem qualitativa exploratória, através de entrevistas semiestruturadas em profundidade com 109 pacientes em dois hospitais de referência no Brasil. A análise de conteúdo foi utilizada para gerar categorias, a partir das quais os itens iniciais do instrumento foram desenvolvidos. A clareza e a relevância dos itens foram avaliadas por um comitê de 11 profissionais médicos e 10 pacientes.

Resultados:

O instrumento incluiu itens sobre as atitudes dos médicos como atenção, respeito e sinceridade e sobre o compartilhamento de informações compreensíveis na linguagem do paciente. O instrumento inicial foi composto por 19 itens, respondidos em uma escala-Likert de 5 pontos. Após avaliação do comitê de juízes, 2 itens foram modificados e 3 foram excluídos; ficando o instrumento final com 16 itens.

Conclusão:

um novo instrumento com 16 itens foi desenvolvido a partir da perspectiva dos pacientes para avaliar a comunicação de más notícias pelos médicos. Após validação adicional, este instrumento poderá ser útil em cenários reais e diversos de más notícias da prática clínica.

Palavras-chave : Comunicação em saúde; Relação médico-paciente; Instrumento; Qualidade; Médico.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )