SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número2Desenvolvimento de um novo instrumento para avaliar a qualidade da comunicação de más notícias pelos médicos.Precisamos falar sobre uso de Metilfenidato por estudantes de medicina - revisão da literatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

MEDEIROS, Isabella Costa Figueiredo et al. Percepção do ambiente educacional por alunos de uma universidade pública do Nordeste brasileiro. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2022, vol.46, n.2, e081.  Epub 02-Ago-2022. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v46.2-20210289.

Introdução:

A qualidade do ambiente de ensino é fundamental para um aprendizado efetivo na formação profissional.

Objetivo:

Esta pesquisa buscou identificar e comparar a percepção dos estudantes de cinco cursos diferentes de ciências da saúde acerca do ambiente educacional.

Método:

Trata-se de um estudo transversal, analítico, com abordagem quantitativa, realizado com 277 alunos dos cursos de Fisioterapia, Enfermagem, Medicina, Terapia Ocupacional e Fonoaudiologia, matriculados no ano de 2019, em uma universidade pública. Foi utilizado o instrumento Dundee Ready Education Environment Measure (DREEM) que possui 50 questões fechadas, pontuadas numa escala Likert, que, ao final, avaliarão cinco domínios do ambiente educacional (aprendizado, professores, acadêmico, atmosfera e social). Para a comparação das médias da pontuação geral, dos itens individuais e dos domínios entre os cursos, utilizou-se o teste de Kruskal-Wallis (intervalo de confiança de 95%). O método de Dunn foi usado como análise pós-teste das comparações múltiplas.

Resultado:

A percepção geral dos estudantes sobre seu ambiente educacional demonstrou ser “mais positiva que negativa”. As médias dos domínios aprendizado, professores, atmosfera e social apresentaram diferenças entre os cursos (p < 0,05). O suporte aos estudantes estressados foi o item com média mais baixa da pesquisa em todos os cursos (p < 0,05). A graduação em Medicina mostrou ter aspectos preocupantes quanto à percepção do aprendizado. Enfermagem foi o curso mais bem avaliado em relação à percepção geral do ambiente educacional. Os cursos de Fisioterapia e Fonoaudiologia mostraram áreas que merecem atenção no tocante à percepção das relações sociais acadêmicas. Por fim, o curso de Terapia Ocupacional evidenciou áreas preocupantes quanto à percepção dos estudantes sobre o ensino, os professores, o desempenho acadêmico e a atmosfera do curso.

Conclusão:

Demonstrou-se que há diferenças na percepção do ambiente de ensino pelos alunos entre os cursos avaliados. Entretanto, o ambiente educacional de todos os cursos foi avaliado de maneira mais positiva que negativa. A falta de suporte aos estudantes estressados é a área mais preocupante neste estudo. Assim, o conhecimento da percepção dos acadêmicos sobre o ambiente educacional pode oferecer maior direcionamento na busca pela qualidade da educação superior em saúde.

Palavras-chave : Estudantes de Ciências da Saúde; Avaliação Educacional; Percepção; Aprendizagem.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )