SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 issue2The Education through Work Program for Health/Interprofessionality: experiences of a Medical studentActive methodologies and digital technologies in medical education: new challenges in pandemic times author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

Print version ISSN 0100-5502On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

CAMPOS, Raquel Moret Henrique et al. Aprender e ensinar semiologia médica em situações de deficiência auditiva: nossa experiência. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2022, vol.46, n.2, e072.  Epub May 03, 2022. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v46.2-20210282.

Introdução:

Da população brasileira, 5% vivem com algum nível de deficiência auditiva. Apesar desse número, poucas pessoas têm acesso à educação superior. A legislação nacional defende a integração e, principalmente, a inclusão dessas pessoas no ambiente acadêmico brasileiro. Poucos são os dados sobre o acesso dos deficientes auditivos ao curso de Medicina no Brasil.

Relato de experiência:

Este artigo apresenta relatos de experiências de uma estudante com deficiência auditiva que cursou a disciplina de Introdução à Semiologia Médica e de seus professores e da estudante-monitora que acompanhou a disciplina. Para discutir os temas, foram selecionados 12 artigos das bases de dados MEDLINE, SciELO e LILACS, publicados entre julho de 2019 e outubro de 2021. Também se utilizaram informações publicadas pelo IBGE e Portal MEC.

Discussão:

A estudante relata sua dificuldade em compreender termos semiológicos, bem como suas alternativas para adquirir habilidades referentes ao exame físico. O relato do professor aborda como a inclusão é possível porém desafiadora ao se ensinar semiologia médica a uma pessoa com deficiência auditiva.

Conclusão:

Estudantes deficientes auditivos se beneficiam de adequação acadêmica visando à integração e inclusão para obter êxito em adquirir e treinar suas habilidades semiotécnicas. Há urgente necessidade de novas pesquisas brasileiras nessa área, principalmente relacionadas à medicina e ao ensino médico.

Keywords : Educação de Deficientes Auditivos; Deficiência Auditiva; Educação Médica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )