SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número2Metodologias ativas e tecnologias digitais na educação médica: novos desafios em tempos de pandemia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

MOURA, Hudson Fernando Nunes et al. Uma estratégia para avaliação da percepção de docentes e discentes acerca dos métodos de ensino. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2022, vol.46, n.2, e088.  Epub 21-Jul-2022. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v46.2-20210327.

Introdução:

As atuais Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) dos cursos de graduação em Medicina visam atualizar e transformar a escola médica brasileira incentivando currículos interdisciplinares e o uso de métodos ativos de ensino. O desafio de reduzir a adoção de aulas expositivas tende a impactar tanto discentes quanto docentes, que podem ser resistentes às mudanças quando estas não são apoiadas em pesquisas com a devida reflexão crítica.

Desenvolvimento:

Neste artigo, apresentamos um protocolo desenvolvido pela equipe do Núcleo de Apoio Pedagógico e Experiência Docente da Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília em que se utilizam dois questionários para a realização de estudos quali-quantitativos que visem avaliar a motivação e a percepção de docentes e discentes em relação aos distintos métodos de ensino e aprendizagem. O protocolo foi criado para auxiliar a compreensão da dinâmica, dos desafios e das expectativas acerca do processo de ensino e aprendizagem.

Conclusão:

Coletar, analisar, descrever, interpretar e divulgar dados sobre a motivação e a percepção de docentes e discentes relacionadas aos distintos métodos é importante para fundamentar ações que visem promover a melhoria do ensino. O protocolo apresentado neste artigo pode ser aplicado em cenários diversos e poderá contribuir para o processo de desenvolvimento de um ensino médico mais alinhado às DCN.

Palavras-chave : Educação Médica; Métodos de Ensino; Método de Pesquisa.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )