SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número3A liberdade de (se) narrar no ensino da semiologia médicaVersão brasileira da ferramenta Assessing Competencies in Evidence-Based Medicine (ACE): um estudo de validação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

GAION, João Pedro de Barros Fernandes; KISHI, Renata Giannecchini Bongiovanni  e  NORDI, Aline Barreto de Almeida. Preceptoria na atenção primária durante as primeiras séries de um curso de Medicina. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2022, vol.46, n.3, e096.  Epub 13-Jul-2022. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v46.3-20210391.

Introdução:

A preceptoria médica é uma atividade presente em todos os cursos de Medicina do Brasil e em grande parte dos cursos do mundo. As mudanças do ensino médico brasileiro levaram à inserção dos estudantes das primeiras séries ao mundo do trabalho, especialmente na atenção primária, evidenciando a importância da preceptoria. No curso de Medicina da UFSCar, os estudantes são inseridos em unidades de saúde da família desde a primeira série, sob acompanhamento dos docentes e médicos atuantes nas unidades.

Objetivo:

Compreender as percepções dos médicos sobre o exercício da preceptoria no primeiro ciclo do curso de graduação em Medicina.

Método:

Trata-se de estudo exploratório de cunho fenomenológico com abordagem qualitativa. Os sujeitos do estudo foram os preceptores da primeira e segunda série do curso de Medicina da UFSCar, atuantes nos últimos cinco anos. Utilizaram-se entrevistas individuais com questões semiestruturadas para a coleta de dados, que foram analisados a partir da abordagem da análise de conteúdo, do tipo categorial temática.

Resultado:

Os preceptores supervisionam atividades de atendimento médico, visitas domiciliares, ações com a comunidade, ações colaborativas interprofissionais e discussões de casos; participam de espaços de reflexão da prática, análise e discussão dos produtos dos estudantes, e de avaliação, possibilitando a construção de estratégias de ensino individualizadas. Os impactos da preceptoria foram percebidos positivamente, sobretudo no cuidado de indivíduos vulneráveis, com aproximação dos sujeitos com a equipe e criação de planos de cuidado ampliados. A preceptoria é vista como estímulo à atualização, capacitação e reflexão quanto à própria prática. Entre os desafios, os médicos relataram dificuldades com a equipe de saúde, acúmulo de trabalho, indisponibilidade de tempo e fragilidade da relação universidade-rede de saúde.

Conclusão:

Os preceptores são essenciais para a realização da prática profissional e percebem positivamente sua relação com os estudantes no exercício da preceptoria, bem como seu impacto no cuidado. Ante os desafios apontados, faz-se necessário que os preceptores estejam inseridos em programa de qualificação para a preceptoria e educação permanente em serviço. A parceria ensino-serviço deve ser fortalecida, a fim de possibilitar o exercício da preceptoria com impactos positivos para a equipe, o estudante, as pessoas, as famílias e as comunidades.

Palavras-chave : Educação Médica; Educação de Graduação em Medicina; Preceptoria; Atenção Primária à Saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )