SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número3Identidade médica: o impacto do primeiro contato com pacientes na empatia do estudante de MedicinaAderência dos PPC de Medicina aos parâmetros da política de formação médica brasileira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

BARROS, Paola Isabel Silva; IBIAPINA, Cássio da Cunha; DINIZ, Leandro Malloy  e  DAMIAO, Bruno Morais. A aula tradicional pode ser substituída pelo Worked Example no ensino da radiologia?. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2022, vol.46, n.3, e097.  Epub 16-Ago-2022. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v46.3-20220046.

Introdução:

Durante a última década, o modelo tradicional de ensino médico foi amplamente debatido, e, há pouco tempo, a pandemia da Covid-19 impôs novamente mudanças, iniciadas em caráter de urgência em todo o mundo, trazendo novos desafios à formação médica no que concerne ao ensino e à aprendizagem. A estratégia de ensino conhecida como Worked Example é uma ferramenta instrucional na qual um especialista mostra a solução de um determinado problema para um aprendiz de forma pormenorizada.

Objetivo:

Este estudo teve como objetivo comparar as aulas expositivas em vídeo com a técnica Worked Example para ensino de tomografia de tórax.

Método:

Trata-se de um estudo experimental realizado, por meio de uma intervenção educacional, com alunos do curso de Medicina em fases iniciais e finais da prática clínica.

Resultado:

A análise de variância de medidas repetidas (ANOVA) foi usada na análise estatística. Houve diferença significativa entre as notas antes e depois do treinamento (F1; 74 = 46,008; p < 0,001) e entre as fases do curso (F2; 148 = 19,452; p < 0,001). Não houve diferença estatisticamente significativa entre os grupos (F2; 74 = 1,401; p = 0,240). Não houve diferença significativa no esforço mental referido na comparação entre grupos (F1; 69 = 0,092; p = 0,762), porém os alunos do segundo ano apresentaram um escore de esforço significativamente maior.

Conclusão:

O Worked Example, uma técnica com boa aplicabilidade para estudantes da graduação e adequada para formatos digitais, mostrou-se igualmente eficaz a aula expositiva, técnica consagrada no ensino de radiologia.

Palavras-chave : Radiologia; Educação Médica; Tomografia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )