SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 issue3Can the traditional class be replaced by the Worked Example in the teaching of Radiology?Collaborative competencies in gerontology: perspective of health undergraduate students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

Print version ISSN 0100-5502On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

NOVATO, Valéria de Oliveira Lemos; FERREIRA, Vicente da Rocha Soares  and  PASCHOALOTTO, Marco Antônio Catussi. Aderência dos PPC de Medicina aos parâmetros da política de formação médica brasileira. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2022, vol.46, n.3, e101.  Epub Aug 29, 2022. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v46.3-20210471.

Introdução:

Pesquisas recentes têm se dedicado a analisar os projetos pedagógicos dos cursos (PPC) de Medicina e o grau de alinhamento deles ao que determina a legislação brasileira para abertura e funcionamento dos cursos no país. No entanto, não há estudos de abrangência nacional que tenham investigado se os PPC de Medicina estão em conformidade com a legislação brasileira vigente.

Objetivo:

Neste estudo, buscou-se analisar a aderência dos PPC de Medicina no Brasil às Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) do ensino médico e ao Programa Mais Médicos para o Brasil (PMM).

Método:

Para alcançar esse objetivo, coletaram-se 157 PPC de Medicina no Brasil que foram categorizados em uma escala Likert de aderência, que varia de não aderente (1) a fortemente aderente (5), a partir de três dimensões de análise: aspectos norteadores de formação, aspectos curriculares, aspectos ensino-serviço. Posteriormente, por meio da análise de componentes principais, criou-se o Índice Sintético de Aderência dos PPC. Com o banco de dados criado, aplicaram-se estatísticas descritivas e gráficos relacionais para descrever a situação no Brasil.

Resultado:

Os resultados demonstram o seguinte: 1. a Região Centro-Oeste obteve a melhor performance nas três dimensões analisadas; 2. as instituições públicas (39% do total) têm maior aderência dos PPC aos parâmetros normativos analisados; e 3. a dimensão ensino-serviço aponta maior variação entre os tipos de administração das instituições, com menor aderência das instituições privadas.

Conclusão:

Este trabalho acende um alerta em relação à adequação dos cursos de Medicina das instituições privadas aos parâmetros normativos e legais exigidos para a formação médica no Brasil. Além disso, contribui para a literatura ao apresentar um modelo de avaliação de PPC por meio do Índice Sintético de Aderência dos PPC como sugestão para trabalhos futuros.

Keywords : Educação em Saúde; Avaliação Educacional; Medicina; Educação Médica.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )