SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número3Aderência dos PPC de Medicina aos parâmetros da política de formação médica brasileiraFatores associados à ansiedade/depressão nos estudantes de Medicina durante distanciamento social devido à Covid-19 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

CURADO, Paula Fleury et al. Competências colaborativas em gerontologia: perspectivas de graduandos da saúde. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2022, vol.46, n.3, e106.  Epub 29-Ago-2022. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v46.3-20220012.ing.

Introdução:

A discussão sobre a grade curricular dos cursos da área da saúde torna-se relevante para a proposição de estratégias de ensino que promovam o desenvolvimento de habilidades colaborativas. Tal condição possibilitará uma mudança na cultura de atenção à saúde, principalmente, para as demandas da pessoa idosa.

Objetivo:

Avaliar as competências colaborativas adquiridas por graduandos em uma disciplina de gerontologia.

Método:

Trata-se de um estudo qualitativo, realizado com estudantes dos cursos de Enfermagem, Medicina e Nutrição de uma universidade pública, que cursaram uma disciplina optativa com enfoque interprofissional, em 2019. A coleta de dados incluiu a realização de um grupo focal e a aplicação de uma entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados por meio da Análise de Conteúdo.

Resultados:

Nove alunos avaliados relataram o desenvolvimento de competências colaborativas, como trabalho em equipe, comunicação eficiente e planejamento de cuidado integral à pessoa idosa.

Conclusão:

As expressões individualizadas dos alunos participantes deste estudo nos fazem acreditar que a aprendizagem interprofissional se qualifica como uma oportunidade para desenvolver as competências colaborativas.

Palavras-chave : Relações Interprofissionais; Aprendizado; Comunicação Interdisciplinar; Ensino superior.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )