SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 issue3Collaborative competencies in gerontology: perspective of health undergraduate studentsLessons from the Covid-19 pandemic: a quali-quantitative study with newly graduated doctors and medical students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

Print version ISSN 0100-5502On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

SOUZA, Gabriela Fonseca de Albuquerque et al. Fatores associados à ansiedade/depressão nos estudantes de Medicina durante distanciamento social devido à Covid-19. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2022, vol.46, n.3, e109.  Epub Aug 30, 2022. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v46.3-20220042.

Introdução:

Os processos formativos na educação médica possuem fatores estressores e possíveis desencadeadores de transtornos mentais.

Objetivo:

Este estudo teve como objetivo determinar a prevalência e os fatores associados aos sinais e sintomas de ansiedade e depressão nos estudantes de Medicina durante o distanciamento social devido à pandemia pela Covid-19.

Método:

Realizou-se um estudo de corte transversal entre maio a junho de 2020, com estudantes de Medicina das instituições de ensino superior do estado de Pernambuco, no Brasil. Elaborou-se um questionário on-line por meio do Google Forms contendo características sociodemográficas e clínicas, e a Escala Hospitalar de Ansiedade e Depressão (EHAD). Para análise estatística, realizou-se análise multivariada, e calcularam-se a razão de risco (RR) e o intervalo de confiança de 95% (IC95%), considerando o coeficiente de significância p < 0,05.

Resultado:

As variáveis associadas ao maior risco de sinais e sintomas de ansiedade foram sexo feminino, diminuir/aumentar o hábito de fumar, aumentar/não alterar o consumo de medicamentos, diminuir/não praticar lazer, não preparação da universidade para o ensino a distância (EAD), ter EAD antes da pandemia e diminuição do rendimento escolar comparado aos períodos anteriores. Quanto à depressão, observaram-se os seguintes fatores: maior risco para aumentar/não alterar o uso de medicamentos, diminuir a prática de lazer, universidade não ter se preparado para o EAD, diminuição do rendimento escolar e cor de pele parda.

Conclusão:

Identificaram-se diferentes fatores relacionados aos sinais e sintomas de ansiedade e depressão no período de distanciamento social causado pela pandemia da Covid-19.

Keywords : Estudantes de Medicina; Ansiedade; Depressão; Distanciamento Social; Ensino a Distância.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )