SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número3Competências colaborativas em gerontologia: perspectivas de graduandos da saúdeLições da pandemia de Covid-19: um estudo quali-quantitativo com estudantes de Medicina e médicos recém-formados índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

SOUZA, Gabriela Fonseca de Albuquerque et al. Fatores associados à ansiedade/depressão nos estudantes de Medicina durante distanciamento social devido à Covid-19. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2022, vol.46, n.3, e109.  Epub 30-Ago-2022. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v46.3-20220042.

Introdução:

Os processos formativos na educação médica possuem fatores estressores e possíveis desencadeadores de transtornos mentais.

Objetivo:

Este estudo teve como objetivo determinar a prevalência e os fatores associados aos sinais e sintomas de ansiedade e depressão nos estudantes de Medicina durante o distanciamento social devido à pandemia pela Covid-19.

Método:

Realizou-se um estudo de corte transversal entre maio a junho de 2020, com estudantes de Medicina das instituições de ensino superior do estado de Pernambuco, no Brasil. Elaborou-se um questionário on-line por meio do Google Forms contendo características sociodemográficas e clínicas, e a Escala Hospitalar de Ansiedade e Depressão (EHAD). Para análise estatística, realizou-se análise multivariada, e calcularam-se a razão de risco (RR) e o intervalo de confiança de 95% (IC95%), considerando o coeficiente de significância p < 0,05.

Resultado:

As variáveis associadas ao maior risco de sinais e sintomas de ansiedade foram sexo feminino, diminuir/aumentar o hábito de fumar, aumentar/não alterar o consumo de medicamentos, diminuir/não praticar lazer, não preparação da universidade para o ensino a distância (EAD), ter EAD antes da pandemia e diminuição do rendimento escolar comparado aos períodos anteriores. Quanto à depressão, observaram-se os seguintes fatores: maior risco para aumentar/não alterar o uso de medicamentos, diminuir a prática de lazer, universidade não ter se preparado para o EAD, diminuição do rendimento escolar e cor de pele parda.

Conclusão:

Identificaram-se diferentes fatores relacionados aos sinais e sintomas de ansiedade e depressão no período de distanciamento social causado pela pandemia da Covid-19.

Palavras-chave : Estudantes de Medicina; Ansiedade; Depressão; Distanciamento Social; Ensino a Distância.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )