SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 issue3Lessons from the Covid-19 pandemic: a quali-quantitative study with newly graduated doctors and medical studentsEmpathy in medical students: analysis as a function of the undergraduate period and sociodemographic profile author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

Print version ISSN 0100-5502On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

SOEIRO, Ana Cristina Vidigal et al. Depressão, estigma e preconceito: o que pensam os estudantes de Medicina?. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2022, vol.46, n.3, e114.  Epub Aug 31, 2022. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v46.3-20220075.

Introdução:

A depressão é um grave problema de saúde pública, e o Brasil é o país com maior número de registros na América Latina. Entretanto, tal panorama ainda precisa ser mais problematizado no campo da educação médica, de modo a estimular o efetivo enfrentamento dos fatores que impactam a saúde mental dos estudantes.

Objetivo:

O objetivo deste estudo foi conhecer a percepção dos estudantes de Medicina sobre a depressão, com ênfase no estigma e preconceito associados ao tema.

Método:

Trata-se de um estudo observacional, descritivo e quantitativo, realizado com a utilização de questionário em formato on-line. O estudo teve aprovação prévia de Comitê de Ética em Pesquisa e contou com a participação de 131 discentes do curso de Medicina, matriculados nos ciclos básico, clínico e de internato.

Resultado:

A maioria dos acadêmicos definiu a depressão como uma doença (99,2%). Do total, apenas sete (5,3%) classificaram como excelentes os conhecimentos sobre a temática, ainda que a maioria tenha tido contato com o tema na graduação, principalmente no primeiro e terceiro anos. Também foi observada alta concordância com afirmativas relacionadas ao preconceito, ao estigma e à discriminação atribuídos a pessoas acometidas por depressão, além da interferência desses fatores na busca por ajuda profissional. Ademais, a depressão foi considerada uma condição negligenciada no ambiente acadêmico, o que se expressa na dificuldade de compartilhamento dos problemas enfrentados pelos estudantes, especialmente com professores e colegas de curso.

Conclusão:

A percepção dos estudantes demonstra que o estigma e preconceito relacionados à depressão se refletem no contexto da educação médica, havendo necessidade de intervenções que favoreçam um ambiente mais acolhedor aos alunos que enfrentam problemas dessa natureza.

Keywords : Estigma Social; Preconceito; Depressão; Estudantes de Medicina.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )