SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 issue3Depression, stigma and prejudice: what do medical students think?Genetics in Medicine and Nursing: perceptions of health professionals involved in teaching and learning process author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

Print version ISSN 0100-5502On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

PACHECO, Carla Suzane Góes  and  COSTA, Antônio Carlos Silva. Empatia em estudantes de Medicina: análise em função do período da graduação e perfil sociodemográfico. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2022, vol.46, n.3, e107.  Epub Sep 08, 2022. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v46.3-2021043.

Introdução:

A empatia, tida como uma das características mais marcantes dos grandes profissionais médicos, é o elemento central da relação médico-paciente e do cuidado centrado na pessoa.

Objetivo:

Este estudo teve como objetivo investigar como se manifestam os níveis de empatia em estudantes de Medicina ao longo da graduação.

Método:

Trata-se de um estudo de natureza quantitativa, analítica, observacional e transversal, realizado numa instituição privada de ensino superior, situada no Nordeste do Brasil. A pesquisa se deu por meio da aplicação da Escala Jefferson de Empatia Médica - versão para estudantes (JSPE-vs) e da correlação dos dados obtidos na escala com o período da graduação e o perfil sociodemográfico dos estudantes, a fim de verificar quais correlações se mostram significativas para a expressão dos níveis de empatia dos estudantes, bem como se há erosão dela durante a formação. A coleta de dados ocorreu entre os meses de outubro e novembro de 2020. Contou com 193 participantes entre ingressantes, intermediários e concluintes do curso de Medicina. A amostragem utilizada foi por acessibilidade e conveniência.

Resultados:

A pontuação média global do nível de empatia no conjunto de todos os participantes do estudo (n = 193) foi de 123,56 ± 11,73. Quanto ao período, obteve-se o seguinte resultado: ingressantes = 124,78 ± 9,85, intermediários = 124,00 ± 11,87 e concluintes = 120,63 ± 13,57. Não se verificou diferença estatística entre os escores global ou por fator na comparação entre os três grupos estudados. E na correlação da JSPE-vs com o perfil sociodemográfico, as variáveis sexo feminino e motivo de escolha do curso por vocação foram preditoras de escores maiores de empatia.

Conclusão:

Não se evidenciou erosão dos níveis de empatia nos estudantes de Medicina ao longo da graduação, e os discentes do sexo feminino e aqueles que escolheram o curso por se sentirem vocacionados para tal mostraram níveis de empatia significativamente maiores. Mais estudos sobre esse tema são fundamentais, tendo em vista a importância de uma postura técnico-científico-humanística equilibrada para o exercício de uma medicina de excelência.

Keywords : Empatia; Estudantes de Medicina; Educação Médica; Relações Médico-Paciente.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )