SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número3Consenso Abem para o ensino de comunicação nas escolas médicas brasileirasAnálise fatorial do desempenho no exame de residência médica, teste de progresso e coeficiente de desempenho nos estágios do internato índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

MENDES, Tâmaro Chagas  e  DIAS, Ana Catarina Perez. Transtornos mentais e estratégias de enfrentamento entre estudantes de medicina durante a pandemia da covid-19 no Brasil. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2022, vol.46, n.3, e120.  Epub 21-Out-2022. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v46.3-20220061.ing.

Introdução:

Os estudantes de Medicina são comumente considerados um público vulnerável ao surgimento de transtornos mentais. No contexto da pandemia da covid-19, evidências recentes sugerem que a saúde mental dos estudantes de Medicina pode ter sido afetada.

Objetivo:

Este estudo teve como objetivo investigar a prevalência de sintomas de depressão, ansiedade e estresse entre estudantes de Medicina, os fatores associados e a relação entre estratégias de enfrentamento (coping) e sintomas psicológicos durante o período de pandemia da covid-19.

Método:

Trata-se de um estudo transversal realizado com 141 estudantes de Medicina de uma faculdade pública de Medicina do Brasil. Avaliou-se a saúde mental dos estudantes por meio da Escala de Depressão, Ansiedade e Estresse (DASS-21), e adotou-se o inventário Brief Coping Orientation to Problem Experienced (Brief COPE) para analisar as estratégias de enfrentamento. Os dados foram coletados de 1º de dezembro de 2020 a 28 de fevereiro de 2021, por meio da plataforma Google Form. Realizaram-se análises descritivas, teste qui-quadrado, regressão multivariada de Poisson e correlação de Spearman.

Resultado:

Em relação à saúde mental dos estudantes, 78 (55,3%; IC95%: 47,1-63,3) foram categorizados com sintomas de depressão, 71 (50,4%, IC95%: 42,2-58,5) com sintomas de ansiedade e 86 (61%; IC95%: 52,8-68,7) com sintomas de estresse. Sobre os fatores associados, cor/raça teve associação com depressão e estresse; ano do curso, apenas com estresse; histórico de tratamento psicológico/psiquiátrico, com ansiedade e estresse; e autoavaliação de saúde mental, com depressão, ansiedade e estresse. Em relação às estratégias de enfrentamento, as estratégias focadas no problema não apresentaram correlações significativas com depressão, ansiedade e estresse. As estratégias focadas na emoção tiveram uma correlação negativa fraca apenas com a depressão. As estratégias de evitação tiveram uma correlação positiva moderada com depressão, ansiedade e estresse.

Conclusão:

De modo geral, nossos resultados mostram altas taxas de prevalência de depressão, ansiedade e estresse em estudantes de Medicina e uma relação significativa entre estratégias de enfrentamento e a presença de comprometimento psicológico durante a pandemia da covid-19.

Palavras-chave : Estudantes de Medicina; Saúde Mental; Perfil de Saúde; Estratégias de Enfrentamento; Covid-19.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )