SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número3Formação interprofissional na graduação em saúde: revisão sistemática de estratégias educativasEducação interprofessional na formação em saúde no Brasil: scoping review índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

SOUZA, João Pedro Nunes de  e  ZUNIGA, Rubén David dos Reis. Programas de pesquisa para graduandos em Medicina no Brasil: uma revisão sistemática. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2022, vol.46, n.3, e105.  Epub 29-Ago-2022. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v46.3-20220008.

Introdução:

A iniciação científica (IC) é o processo de treinamento e estudo sobre a metodologia científica ou a execução de pesquisa com orientação. Tal prática é prevista pelas Diretrizes Curriculares Nacionais de 2014, verificada pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior e apoiada pelo Sistema de Acreditação de Escolas Médicas. A IC tem o potencial de produzir e permitir o avanço do conhecimento, bem como favorecer uma prática de Medicina Baseada em Evidências.

Objetivo:

Este estudo teve como objetivo delimitar o panorama acerca dos programas de pesquisa para graduandos de Medicina no Brasil, buscando os requisitos mínimos para caracterizar uma IC e as potencialidades e os desafios na realidade brasileira.

Método:

Trata-se de um estudo de revisão sistemática, conforme critérios PRISMA, realizado no período de maio a junho de 2021 nas bases de dados SciELO, PubMed, BVS, Google Acadêmico e BDTD. Efetuou-se análise qualitativa dos artigos selecionados por meio de avaliação de possíveis vieses e organização em seis categorias temáticas: 1. políticas institucionais, 2. engajamento e interesse de discente, 3. desafios à prática de pesquisa, 4. orientadores, 5. efeitos e produtos da IC, e 6. formação científica.

Resultado:

Foram incluídos 12 estudos na análise final. As escolas investigadas, em sua maioria, não tinham programas de IC estruturados e possuíam a maior parte de seus estudantes interessados por pesquisa científica ou em realizar trabalhos científicos. Os principais desafios à prática da pesquisa por estudantes foram a falta de estímulo institucional, de financiamento e de infraestrutura adequada. E, como efeitos da IC, grande parte dos estudantes apresentou um trabalho em congressos, mas dificilmente publicaram em periódicos.

Conclusão:

A IC é um programa com atividades que envolvem a aplicação do método científico com grande relevância para estimular a condução de um projeto de pesquisa com carácter ético, técnico e científico. A potencialidade político-social mais interessante da participação na IC é a desmistificação da pós-graduação e da carreira acadêmica, e o desafio mais presente na realidade brasileira é a falta de estímulo institucional.

Palavras-chave : Estudantes de Medicina; Educação de Graduação em Medicina; Planos e Programas de Pesquisa em Saúde; Pesquisa; Brasil.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )