SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número3Educação interprofessional na formação em saúde no Brasil: scoping reviewEducação médica em reanimação cardiopulmonar: transposição didática do presencial-tradicional para o remoto-interativo com simulação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

AZEVEDO, Kleber Luiz da Fonseca; AZEVEDO FILHO, Francisco Medeiros de  e  ARAUJO, Kleane Maria da Fonseca Azevedo. Instrução entre pares como método de ensino superior na área da saúde: uma revisão integrativa. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2022, vol.46, n.3, e115.  Epub 13-Set-2022. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v46.3-20220088.

Introdução:

A instrução entre pares baseia-se na aquisição de conhecimento e habilidade por meio de cooperação entre estudantes com status e habilidades semelhantes. Assim, faz-se necessário buscar na literatura evidências científicas sobre a utilização, a eficácia, as potencialidades e as fragilidades desse tipo de instrução no processo ensino-aprendizagem referente ao ensino superior na área da saúde.

Objetivo:

Este estudo teve como objetivo investigar na literatura as evidências científicas sobre a metodologia ativa instrução entre pares aplicadas no ensino superior na área da saúde.

Método:

Trata-se de uma pesquisa descritiva, do tipo revisão integrativa, que teve como pergunta norteadora: ¨Quais evidências científicas existem na literatura sobre a metodologia ativa instrução entre pares aplicadas no ensino superior na área da saúde?¨. Realizou-se a pesquisa no período de junho e julho de 2020 nas bases de dados LILACS, MEDLINE (PubMed) e SciELO.

Resultado:

Foram analisados 12 artigos. Os resultados apontam que a aprendizagem em pares é uma ferramenta de ensino eficaz que contribui para o processo ensino-aprendizagem, pois proporciona aos alunos (tutores e tutoreanos) a oportunidade de revisar os conhecimentos e as habilidades adquiridos e refletir sobre eles. A maioria dos estudos foi realizada com alunos da graduação em Medicina de diversos países.

Conclusão:

A instrução entre pares se apresenta como potencial significativo em desenvolver o processo de autorreflexão e autoconhecimento, em diferentes estágios da formação superior. Professores, estudantes e instituições podem se beneficiar da implementação sistematizada dessa metodologia para aprimorar a aquisição de conhecimento e intensificar as relações interpessoais e práticas colaborativas de ensino-aprendizagem.

Palavras-chave : Aprendizagem; Pares; Metodologia; Ensino.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )