SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número3Instrução entre pares como método de ensino superior na área da saúde: uma revisão integrativaEnsino híbrido para ensino de patologia renal na residência médica: um relato índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

HOLANDA, Flávia Lilalva de et al. Educação médica em reanimação cardiopulmonar: transposição didática do presencial-tradicional para o remoto-interativo com simulação. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2022, vol.46, n.3, e091.  Epub 03-Ago-2022. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v46.3-20220005.

Introdução:

A transposição didática do processo de ensino-aprendizagem presencial-tradicional para o remoto-interativo com simulação em reanimação cardiopulmonar foi uma estratégia implementada por docentes para promover a educação cognitiva, psicomotora e reflexiva sobre aspectos éticos de estudantes de Medicina primeiranistas em tempos de pandemia.

Relato de experiência:

Trata-se de um relato de experiência de abordagem descritiva e reflexiva, resultado colaborativo multiprofissional e multidisciplinar de oito docentes, visando atingir objetivos educacionais. Ocorreu em 2021, na Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ), nas disciplinas de Fundamentos Assistenciais e Noções de Primeiros Socorros, e Bioética e Humanidades Médicas. As atividades foram planejadas para serem realizadas com os 120 estudantes matriculados, por meio da plataforma Google Sala de Aula, vinculada à conta institucional, de maneira síncrona e assíncrona. Combinaram-se diferentes estratégias de ensino, materiais, mídias e linguagens com materiais didáticos on-line hipermidiáticos e off-line multimidiáticos, compostos por diferentes tipos/formatos.

Discussão:

A transposição foi singular e desafiadora para docentes e discentes. Fundamentou-se o trabalho colaborativo interprofissional docente na integração das duas disciplinas e na materialização da educação nas dimensões teóricas e práticas simuladas. Acredita-se que a abordagem utilizada, combinando alguns meios tecnológicos, simuladores artesanais, possibilitou, no contexto das restrições impostas pela pandemia em curso, o ensino e a aprendizagem em suporte básico de vida, na temática reanimação cardiopulmonar. Os estudantes tiveram a oportunidade de desenvolver competências cognitivas, técnicas e comportamentais, e avaliar o seu progresso, realizando e recebendo feedbacks imediatos, bem como por meio de avaliação formativa sem atribuição de nota.

Conclusão:

A transposição didática do processo de ensino e aprendizagem mediada por tecnologias possibilitou que os estudantes se aproximassem do conteúdo teórico e participassem de simulações clínicas em seus lares com segurança. Porém, não há um estudo comparativo que mostre que o desenvolvimento foi semelhante ao presencial. Consequentemente, será necessário que a assessoria pedagógica avalie as possíveis lacunas de aprendizagem e como poderão ser superadas ao longo do curso.

Palavras-chave : Educação de Graduação em Medicina; Educação a Distância; Treinamento por Simulação; Bioética; Reanimação Cardiopulmonar.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )