SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número3Educação médica em reanimação cardiopulmonar: transposição didática do presencial-tradicional para o remoto-interativo com simulaçãoO ensino de anatomia durante a pandemia de Covid-19 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

GUEDES, Felipe Leite et al. Ensino híbrido para ensino de patologia renal na residência médica: um relato. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2022, vol.46, n.3, e089.  Epub 17-Ago-2022. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v46.3-20210349.

Introdução:

O ensino híbrido pode ser utilizado como recurso pedagógico às formas tradicionais de ensinar. A ausência de um laboratório de patologia renal pode gerar uma lacuna na formação de médicos residentes em nefrologia. Este estudo descreve como a complementação do conteúdo com o uso de um atlas on-line de patologia renal foi descrita por médicos residentes.

Relato de experiência:

Um atlas virtual de patologia renal elaborado por preceptores das residências médicas de nefrologia e patologia foi apresentado a oito médicos residentes matriculados no serviço, que, durante 15 dias, incluíram os estudos desse conteúdo em suas atividades. Os residentes avaliaram a experiência de ensino-aprendizagem por meio de um grupo focal.

Discussão:

Estratégias de ensino on-line podem ser utilizadas para complementar o conhecimento adquirido durante a residência médica. No entanto, é importante que essa etapa da estratégia de ensino híbrido seja motivadora na visão do estudante e se adapte ao momento vivenciado pelos médicos residentes, os quais já possuem carga de trabalho determinada. Esses pontos estiveram entre os temas emergentes na análise temática do conteúdo do grupo focal, que também incluiu sugestões dos alunos em como modificar a apresentação do conteúdo.

Conclusão:

A inserção de estratégias de ensino híbrido pode auxiliar a formação dos médicos residentes, bem como abrir espaço para a produção discente. Parcerias interinstitucionais devem ser desenvolvidas para suprir barreiras à elaboração de e-learning pelos formadores médicos.

Palavras-chave : Tecnologia Educacional; Patologia; Nefrologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )