SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 issue3Blended Learning for teaching Renal Pathology in Medical Residency - a reportUser embracement in a psychosocial care center (caps): experience report of a doctor in training author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

Print version ISSN 0100-5502On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

BRANDAO, Júlia Mendes et al. O ensino de anatomia durante a pandemia de Covid-19. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2022, vol.46, n.3, e125.  Epub Sep 14, 2022. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v46.3-20220108.ing.

Introdução:

A anatomia humana é uma disciplina indispensável para a formação médica. Além do conteúdo teórico, sabe-se que o aprendizado por meio da prática é insubstituível. Entretanto, a pandemia de Covid-19 impôs desafios ao ensino de anatomia. Por isso, novas estratégias de ensino foram desenvolvidas para adaptar o currículo médico.

Relato de experiência:

Na Unicamp, o conteúdo de anatomia foi oferecido virtualmente por meio de atividades síncronas e assíncronas. Para as práticas, professores e monitores gravaram aulas com peças anatômicas verdadeiras. Os alunos também tiveram monitorias com revisão de conteúdo e quizzes. As provas finais foram feitas em formulários do Google Forms. Ao fim de cada semestre letivo, aplicaram-se questionários para que os estudantes avaliassem as novas ferramentas de ensino.

Discussão:

O novo método teve pontos positivos e negativos, mas foi importante para garantir a manutenção do processo de ensino-aprendizagem. Todas as ferramentas foram aprovadas pelos alunos, e atingiram-se os objetivos do curso sem financiamento adicional.

Conclusão:

Essa experiência demonstrou que a união entre professores e monitores é de grande valia para o processo de ensino-aprendizagem. Além disso, revelou que ferramentas tecnológicas de baixo custo podem ser úteis nesse contexto. Entretanto, esse modelo não substitui o ensino presencial.

Keywords : Anatomia; Ensino On-line; Educação Médica; Covid-19.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )