SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número3Ensino híbrido para ensino de patologia renal na residência médica: um relatoAcolhimento em um centro de atenção psicossocial: relato de experiência de um médico em formação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

BRANDAO, Júlia Mendes et al. O ensino de anatomia durante a pandemia de Covid-19. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2022, vol.46, n.3, e125.  Epub 14-Set-2022. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v46.3-20220108.ing.

Introdução:

A anatomia humana é uma disciplina indispensável para a formação médica. Além do conteúdo teórico, sabe-se que o aprendizado por meio da prática é insubstituível. Entretanto, a pandemia de Covid-19 impôs desafios ao ensino de anatomia. Por isso, novas estratégias de ensino foram desenvolvidas para adaptar o currículo médico.

Relato de experiência:

Na Unicamp, o conteúdo de anatomia foi oferecido virtualmente por meio de atividades síncronas e assíncronas. Para as práticas, professores e monitores gravaram aulas com peças anatômicas verdadeiras. Os alunos também tiveram monitorias com revisão de conteúdo e quizzes. As provas finais foram feitas em formulários do Google Forms. Ao fim de cada semestre letivo, aplicaram-se questionários para que os estudantes avaliassem as novas ferramentas de ensino.

Discussão:

O novo método teve pontos positivos e negativos, mas foi importante para garantir a manutenção do processo de ensino-aprendizagem. Todas as ferramentas foram aprovadas pelos alunos, e atingiram-se os objetivos do curso sem financiamento adicional.

Conclusão:

Essa experiência demonstrou que a união entre professores e monitores é de grande valia para o processo de ensino-aprendizagem. Além disso, revelou que ferramentas tecnológicas de baixo custo podem ser úteis nesse contexto. Entretanto, esse modelo não substitui o ensino presencial.

Palavras-chave : Anatomia; Ensino On-line; Educação Médica; Covid-19.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )