SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número3O ensino de anatomia durante a pandemia de Covid-19Atenção plena e equilíbrio emocional: experiência de uma disciplina durante a pandemia de Covid-19 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

BESSA, Sidney Sheldon Oliveira et al. Acolhimento em um centro de atenção psicossocial: relato de experiência de um médico em formação. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2022, vol.46, n.3, e122.  Epub 11-Out-2022. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v46.3-20210402.

Introdução:

Os serviços destinados à atenção psicossocial são essenciais para a garantia de direitos da população assistida e a aquisição de um processo longo, e ainda atual, denominado de Reforma Psiquiátrica, com um desenho de política pública de estratégias e programas para a efetivação de um cuidado voltado para o indivíduo e seu contexto social. Entre as estratégias e os programas, destaca-se o acolhimento como interlocutor dos processos que envolvem o usuário da rede de atenção psicossocial e os serviços prestados pelas unidades de saúde, com ênfase no Centro de Atenção Psicossocial e em particular o álcool e drogas (CAPSad). O presente relato de experiência visa apresentar as nuances do acolhimento presentes nos serviços e nas atividades prestados por um CAPSad de um município do interior da Bahia e a importância dessa vivência para a formação médica.

Relato de experiência:

As experiências foram apresentadas em quatro momentos: primeiros contatos e a experiência de aproximação com o CAPSad; simpósio sobre o cuidado destinado ao usuário de álcool e outras drogas; acompanhamento de consultas médicas em saúde mental; e realização de atividades em sala de espera e com grupos terapêuticos.

Discussão:

As experiências sobre o cuidado integral destinado à saúde mental possibilitaram ao estudante de Medicina vivenciar o acolhimento e as singularidades da atenção psicossocial; conhecer as vulnerabilidades das pessoas que fazem uso de álcool e drogas ilícitas; perceber a importância da família no processo de cuidado; participar de consultas médicas baseadas no Método Clínico Centrado na Pessoa; e compreender imprescindibilidade da atenção multiprofissional para a integralidade das ações em saúde.

Conclusão:

O cuidado integral destinado à saúde mental apresenta-se como um tema desafiador e necessário para a formação do futuro médico. A inserção do estudante na rede de atenção psicossocial favorece os processos voltados para o ensino-aprendizagem e fortalece a integração ensino, serviço e comunidade.

Palavras-chave : Acolhimento; Assistência em Saúde Mental; Serviços de Saúde Mental; Educação Médica; Equipe Interdisciplinar de Saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )